Não consigo dormir

nao-consigo-dormir

Não consigo dormir, a noite passa diante dos meus olhos e não consigo fecha-los. Provavelmente todas as pessoas já tiveram dias de insônia (exceto bebês que não tem nenhuma preocupação ainda). A maioria das pessoas consideram o fato de não conseguir dormir as vezes (ou quase sempre) um hábito comum. Porém se você não consegue dormir é porque tem alguma coisa de errado aí.

Tenho insônia desde pequena isso porque sempre fui uma criança responsável e consideravelmente madura para minha idade. Sempre me cobrei muito e como resultado eu não conseguia dormir, o tempo passou eu cresci e as noites de insônia só aumentaram. Com o tempo descobri que isso é causado por estresse e ansiedade (sou super ansiosa, daquelas que ficam nervosas e adoecem).

Posso então considerar que um dos motivos de estar escrevendo um post a 01:13h da manhã, não significa que é porque eu sou dedicada e tudo mais, significa que eu parei de ficar rolando na cama e decidi fazer algo realmente útil na vida. Quando eu estava procurando métodos de curar minha insônia li que devia ficar na cama por que assim seu corpo descansa (aparentemente sim, só que ficar deitado na cama só faz a gente pensar em problemas e ficar ainda mais ansioso).

Outra vez li um artigo na internet que dizia “se não consegue dormir, use seu tempo para fazer as coisas”. E com isso eu concordo plenamente, se o meu cérebro não quer descansar então ele precisa ser útil para mim e me ajudar a cumprir meus objetivos de vida.

O fato de não conseguir dormir não significa que você deve ficar se lamentando, por causa da minha insônia eu acabei adquirindo hábitos noturnos (pode não ser certo, mas funciona). Durante a noite tenho ideias fantásticas, consigo me concentrar melhor e a inspiração flui. Eu amo escrever e ler, então uso a noite para isso, apesar de parecer meio bobo e errado pensar assim, muitas vezes o fato de não conseguir “pregar os olhos” me ajuda de alguma forma.

Sempre que tenho insônia eu escrevo, leio, penso nas metas de vida, estudo e as vezes até dou uma organizada na casa. Com isso eu mantenho minha cabeça longe das distrações e até esqueço que sou uma pessoa super ansiosa.

Se você sofre com esse mal procure fazer atividades físicas (é o que pretendo fazer), se alimentar melhor, fazer exercícios de respiração (é ótimo para controlar a ansiedade). Mas se não dê certo ou não melhorar nada então é hora de procurar um médico, remédios para dormir são sempre a última opção (geralmente remédios desse tipo costumam viciar) nunca quis utilizar remédios para dormir para não me tornar dependente, mas se um médico perceber que para você é a única solução então use conforme a prescrição.

Anúncios

2 comentários »

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s