dicas de blog

Descubra quanto cobrar no blog?

Publicidade - OTZAds

Você já pensou em quanto cobrar no blog? Tem dúvidas sobre isso? Então veio ao lugar certo. 

Descubra quanto cobrar no blog?

Quanto cobrar pela publicidade de uma marca ou parceria no blog é algo que muitos blogueiros iniciantes tem dúvidas. Ainda me lembro quando recebi a minha primeira proposta de parceria  e além de me mandar algumas coisas a loja queria colocar um banner no meu blog e perguntou quanto cobrava. Na hora fiquei muito confusa, pois nunca tinha feito publicidade com banner antes e não tinha a menor ideia de quanto deveria cobrar por aquele banner.

Passei horas pesquisando quanto devia cobrar para colocar um banner de uma marca no meu blog e resultado não achei nada concreto. Se hoje em dia os blogueiros ainda são muito resistentes em falar o quanto ganham com o blog, há 4 anos atrás essa resistência era ainda maior, na verdade ninguém queria ajudar ninguém tinham medo de ocuparem o seu lugar. Mas enfim com o pouco que achei resolvi estipular um preço e vou te explicar como decidi cobrar .

Naquele época minhas visualizações não chegava nem perto das visualizações que eu tenho hoje. Não chegava nem a 100 visualizações por dia e mesmo assim achava muito, por isso encontrei dificuldades na hora de cobrar.

<
Publicidade - OTZAds

Nesse tempo todo fiz parceria com muitas empresas inclusive conseguir fazer parcerias com lojas da China e lojas internacionais.

Quanto cobrar no blog?

COMO ESTIPULAR VALOR DO BANNER PARA COBRAR NO BLOG:

Passei a cobrar o banner a partir dos números de visualizações que tinha por mês já que o banner é cobrado mensalmente, é necessário se pensar em um valor compatível com suas visualizações. Lembro que cobrei R$ 50,00 e a empresa ainda achou caro, mas aceitou mesmo assim, então o banner passou valer isso no meu blog na época eu tinha menos de 10.000 visualizações mensais no blog e cobrava esse valor pois eu tinha muito trabalho com ele.

Com o tempo descobrir que as empresas também pagam por posts, os famosos posts patrocinados ou publieditorial. Não me lembro muito bem quanto cobrava naquela época para fazer um post patrocinado para marca, lembro o que coloca em questão alguns críterios e dava meu preço.

Quanto cobrar por um publieditorial

Todo mundo tem dúvida de quanto cobrar por um publieditorial. Para cobrar com o post você precisa analisar fatores e você mesmo precisa pensar em quanto vale o seu trabalho. Deve-se avaliar:

  • Quanto tempo demora para fazer o post? 1 hora 2 ou até mesmo 8 horas? Sabemos o quanto alguns posts tomam bastante do nosso tempo, tem post que leva 1 hora para ficar pronto já outros demoram horas e mais horas. Quanto mais tempo levar para faze-lo mais caro ele custa (eu penso assim).
  • Que tipo de fotos você usará para o post? Se for fotos autorais o valor do post deverá ser maior, porque você teve trabalho para tirar as fotos, caso as fotos sejam retiradas da internet ou mandada pela própria parceria você pode abaixar o valor e cobrar menos.
  • O que você usa para elabora o post: Computador pra escrever e pesquisar, câmera para fotos, celular para divulgar e outras coisas que ache necessário. Se uma dessas coisas quebrar quanto valerá o concerto? Pense nisso na hora de cobrar.
  • O tema/assunto abordado no post atrai um numero significativo de visualizações?

Deve-se considerar essas coisas na hora de de decidir quanto cobrar por um publieditorial no seu blog, pois todos nós blogueiros sabemos o quanto é trabalhoso e as vezes até frustrante trabalhar com blogs.

Outra coisa que temos que usar é a consciência, vejo blogueiros cobrarem uma fortuna por algo que não deu nem tanto trabalho assim e outros não cobrarem nada pelo seu trabalho. Algumas marcas não querem pagar o valor solicitado, pois acham que nós blogueiros estamos cobrando muito caro hoje em dia. Sim ouvi isso de uma marca que certa vez entrou em contato comigo pedindo o post, quando falei o valor ela disse: “nossa vocês blogueiras hoje em dia estão cobrando cada vez mais caro”.

Como pessoa que dar valor a todo trabalho duro que tenho aqui no blog, expliquei para ela todos os fatores o: tempo que passo escrevendo, relendo, estudando, pesquisando, aprendendo técnicas de marketing e tudo mais e disse que estava cobrando um valor justo por todo trabalho que fazia.

Não foi a primeira nem a última vez que ouvi uma marca reclamar do valor das blogueiras, certa vez uma marca perguntou quanto cobrava pelo post e banner e quando disse o valor ela simplesmente argumentou: “fulana tem muito mais seguidores e não me cobra nada, apenas mando alguns mimos para ela” a minha vontade era dizer que se fulana não se valoriza o problema é todo de fulana. Mas agi como profissional que sou e assim como expliquei para a outra marca, expliquei para ela também, não fechamos a parceria como já era de se esperar né? Mas não faz mal.

Descubra quanto cobrar no blog?

PERMUTA É PAGAMENTO?

Nós sabemos o como é bom ganhar produtos, roupas, sapatos, para testar, resenhar e mostrar nas redes sociais. Mas isso não é pagamento, uma coisa é você ter parceria com uma loja e ela te pedir para divulga-la em troca de produtos, outra coisa é a marca te mandar produtos e exigir que você faça post, vídeo e coloque banner da marca sem te pagar por isso.

Costumo fazer resenhas dos produtos que gosto, mostro nas redes sociais e até gravo vídeo dos meus recebidos. Mas permuta não é pagamento, pense da seguinte forma você precisa de internet, computador, celular e outros equipamentos para executar trabalho de blogueira, me diz quem vai pagar o concerto caso uma dessas coisas quebrem, me diz quem vai pagar a internet todo mês, não vão ser os produtos ou os “mimos”. Por isso é necessário cobrar por certos tipos de divulgação.

Você quer fazer um look do dia com aquela roupa que tal marca te enviou? Você pode fazer, mas faça pensando no conteúdo do seu blog e não na divulgação da marca. Blogueiras famosas fazem vídeo de recebidos e mostram nas redes sociais os produtos que ganham, mas elas só fazem resenhas dos produtos que gostam e dos que são pagas para fazer.

Administradora, Especialista em Marketing Digital, apaixonada por moda e pelo mundo dos blogs. Te ajudo a criar um blog de sucesso, basta agendar uma consultoria. Aqui você encontra tudo sobre moda, beleza, decoração, comportamento, dicas para blog e muito mais.

7 Comentários

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Crescendo aos Poucos

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Plataforma de Gestão de Consentimento by Real Cookie Banner