Como sobreviver ao TCC sem enlouquecer
Olá meus amores, mais um post sobre estudos, “acabou”, mas a gente não para de estudar nunca né? Muito menos de dar dicas para vocês. Gostaria de agradecer a compreensão de vocês, pois confesso que sumi do blog e das outras redes sociais por causa do TCC.
Para quem não sabe TCC significa Trabalho de Conclusão de Curso que é algo exigido ainda por muitas Universidades, onde o aluno escreve uma tese que tenha haver com o curso que faz e que provavelmente pretende se especializar futuramente. Pode ser feita apenas com pesquisa bibliográfica ou também um estudo de caso.
O tema da minha pesquisa foi: Marketing digital como estratégia competitiva e as oportunidade nas redes sociais.
Esse assunto é de grande interesse profissional, pois pretendo um dia trabalhar somente na internet (conto com a ajuda de vocês).
O TCC causa muito medo nos universitários, antes mesmo de entrar na faculdade a gente já tem medo do TCC, isso porque muitas pessoas reclamam muito. A maioria das faculdades particulares estão tirando o TCC e colocando artigos para que os alunos se sintam menos pressionados. Porém o post em questão é para ajudar a você sobreviver ao TCC sem enlouquecer.
Eu sempre tive muito medo do TCC, não pela escrita, eu amo escrever, mas pela apresentação, apesar de me sair muito bem na frente das câmeras, eu ainda tenho grande dificuldade em falar em público.
Como sobreviver ao TCC sem enlouquecer:
- Escreva sobre um tema que goste de domina – Não adianta escrever o TCC só para se livrar da faculdade, já que tem que passar por isso, se esforce e escreva sobre um assunto e área que pretende atuar. Escrever sobre o que gosta é muito mais prazeroso e menos chato.
- Se organize: Faça um cronograma de escrita e anote tudo que precisa para dar continuidade ao seu trabalho. Meu professor orientador me sugeriu que separasse meu trabalho em tópicos e que começasse pelo referencial teórico que também foi dividido em tópicos. Assim ficou muito mais fácil eu separava cada dia para me dedicar a determinados tópicos e isso me proporcionou a escrever um trabalho bem redondinho. Depois do referencial me dediquei a introdução e conclusão e só depois aos elementos pré e pós textuais.
- Crie horários para ler e escrever e sempre marque o que acha muito importante para o seu trabalho.
- Se alimente bem e se possível tenha por perto uma pessoa que te lembre disso, confesso que tinha dias que eu esquecia de almoçar, mas a minha mãe percebeu e prontamente sempre me lembrava e até mesmo colocava o almoço.
- Não se cobre: O TCC pode ser complicado então não se cobre demais, no final sempre dar certo.
- Não abra mão de horas de lazer: Não é porque está fazendo tcc que você não pode sair um pouco para se divertir, ler um livro, assistir um filme. Mente que trabalha o tempo todo não funciona bem, então de vez em quando divirta-se.
- Lembre-se que depois que terminar o tcc você poderá descansar e aliviar a mente, isso ajuda a não enlouquecer.
E aí amores, espero que tenham gostado do post, posso dar mais dicas se quiserem, me conta aqui o que achou.