estilo de vida

Minimalismo: O que é?

Você já ouviu falar em minimalismo? O que você pensa quando ouve tal palavra. Algumas pessoas pesam que minimalismo é diminuir tudo e se privar do luxo, mas não é bem assim o minimalismo tem haver com diminuir sim, porém em algo que simplifique a sua vida e a deixe melhor. No minimalismo menos é mais, isso porque as pessoas que possuem esse estilo de vida (sim minimalismo é um estilo de vida), procuram viver apenas com o essencial para atender suas necessidades.

MINIMALISMO MENOS É MAIS

Ninguém falou que você precisa vender suas coisas e vender miçangas na praia, praticar o minimalismo não é ser hippie, é ser uma pessoa mais consciente que vive com pouco e é feliz. Você não precisa entrar em um estado de abstinência porque decidiu adotar o estilo de vida minimalista.

Uma pessoa minimalista vive em um espaço menor, não precisa de muito para viver e mesmo assim não sente falta de nada. Os minimalistas economizam nas cores, nos traços, gostam de passar a ideia de valores como pureza e praticidade para a vida. Isso se aplica em todas as áreas seja na sua casa (móveis e decoração), nas suas roupas e nos objetos que utilizam.

Por que adotar o minimalismo?

Adotar o minimalismo é uma escolha, se você é consumista e não consegue viver com pouco de jeito nenhum é um estilo de vida seu, você não é obrigado a virar minimalista. Mas é uma escolha a ser pensada, quando eu penso no minimalismo eu vejo apenas coisas boas, e tem intenção de adotar algumas praticas minimalista sim. Pois o minimalista ele produz menos lixo o que é muito bom para o meio ambiente que é uma preocupação da sociedade inteira.

O minimalista polui menos o meio ambiente, pois ele tem uma preocupação ecológica, muitas vezes prefere utilizar um transporte coletiva à usar um carro que emite gases poluentes.

O minimalista consome muito menos, uma vez que compra produtos de acordo com suas necessidades. assim consegue economizar e pode utilizar o dinheiro fazendo coisas que o deixa mais feliz, por exemplo uma viagem.

Eu adotei algumas praticas minimalistas no período em que morava sozinha, evitava desperdício de tudo, inclusive de de alimento. Optei por ter uma casa com poucos móveis, tinha apenas o essencial. Passei alguns meses sem uma cama, pois eu não via necessidade de ter uma, tinha um colchão, travesseiros, almofadas e bastava. Porém tive que comprar a cama pois comecei a sentir dores nas costas, porque dormir no baixo.

Não quis encher a casa de móveis, pois morava sozinha, dificilmente tinha visitas, então não vi razão para comprar um sofá. O fato de morar de aluguel e não ter a pretensão de morar lá mais que 5 anos também me levaram a tomar essa decisão. Na minha casa tinha o básico: geladeira, microondas por que não tinha muito tempo para cozinhar, fogão para cozinhar, poucas panelas pois na maioria das vezes minha mãe mandava marmitas, poucos pratos, poucos copos, talheres também em pouca quantidade e poucos utensílios domésticos, guardava isso em um pequeno móvel que também servia de despensa.

Depois que comprei a cama no meu quarto passou a ter: uma cama, uma pequena escrivaninha que uso até hoje, para estudar e trabalhar, um cômoda para guardar as minhas coisas e o Rack com a TV. O espaço era pouco então tinha que ter menos tudo.

Algumas pessoas ver isso como pobreza, eu via isso como simplicidade, praticidade e claro modernidade, para que ter algo só de enfeite e ocupando espaço. Nem sabia do minimalismo nessa época.

Não me considero adepta do minimalismo, pois confesso que não sou muito desapegada, hoje que moro na casa da minha mãe novamente continuo com praticas minimalistas e também com praticas consumistas, eu sou louca por roupas, mesmo sempre tirando as que não uso, ainda acho que tem demais, não uso cores básicas nas roupas, tenho sapatos que não uso, compro cosmético e maquiagem sempre que posso e não jogo as antigas fora. Então não posso abrir a boca ainda para dizer que sou minimalista, mas eu e minha mãe já começamos a falar em adotar o minimalismo, mesmo que não seja por completo. Contarei mais para vocês em breve!

Como é a casa minimalista?

Sempre com cores neutras, poucos móveis, apenas o essencial. Pessoas que adotaram o estilo de vida minimalista não se preocupam com muito espaço, elas gostam de viver com um essencial.

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

Como um minimalista se veste?

A mesma lógica de cores e quantidade dos móveis serve para as roupas e sapatos, quem adotou o minimalismo, não precisa de muito para se vestir, ele vive com poucas peças de roupas todas em tons neutros e básicos como branco, preto, cinza, pois combinam com tudo e assim evita de ter que comprar sempre roupas para combinar.

Processed with VSCO with a5 preset

Muitas vezes temos tantas roupas no guarda-roupa e nem usamos e aquilo só fica ali ocupando espaço, então porque não tirar e doar para quem não tem nada e passar a viver com peças que farão a diferença nas nossas vidas. Muitos minimalistas guardam suas roupas em araras, pois são tão poucas que não precisa de um armário para isso.

18164de02c25a63cddc38054e50bad28

Você consegue ser minimalista?

Tem um desafio que vi lá no blog Coruja Geek que consiste em praticar minimalismo em 30 dias. Achei legal e resolvi compartilhar com vocês, quero fazer e se fizer posto fotos ou vídeo aqui. Vale a pena dar lá uma conferida no desafio e se você tem a intenção e adotar esse estilo de vida, é uma ótima oportunidade para começar.

Espero que vocês tenham gostado desse post! Me conta o que achou.

 

 

 

Anúncios

3 respostas »

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.