Decorando

Como decorar um apartamento pequeno corretamente?

Conheça dicas úteis para deixar seu espaço agradável e super funcional

Como decorar um apartamento pequeno corretamente?Imagem: Pixabay

Devido à alta dos preços e também a busca por uma qualidade de vida mais funcional, especialmente nas grandes cidades, muitas construtoras têm apostado no lançamento de apartamentos pequenos. Assim, aliado ao sonho de muitas pessoas por um primeiro imóvel, como um apartamento em Moema, a venda de apartamentos pequenos cresce a cada dia.

E indiferentemente do tamanho, um apartamento pequeno pode ficar lindo! Se você não imagina como pode fazer isso, separamos neste post algumas dicas bastante úteis de decoração, que poderão ajuda-lo nesse sentido! Então, continue sua leitura e acompanhe nossas sugestões!

Faça um planejamento prévio

Esta é a primeira dica que damos para você: planeje! Por meio de um bom planejamento, você poderá saber quais são os pontos altos e fracos do seu espaço miudinho, podendo explorar suas características e pensar em soluções de decoração para ele! Tendo isso tudo anotado, será muito mais fácil tomar a decisão mais assertiva para fazer sua decoração, o que lhe renderá muita satisfação ao conferir o resultado final.

Use espelhos

Usar espelhos é um excelente truque para dar mais leveza e sensação de espaço a um ambiente pequeno, especialmente na sala. E aqui vale usar a criatividade, pois você pode caprichar, usando desde um grande espelho (a opção mais frequente) ou mesmo alguns espelhos pequenos dispostos em conjunto. Outra dica é usar espelhos nas laterais de corredores, parem parecerem maiores.

Use cores claras e evite objetos grandes e desnecessários

Na hora de pintar as paredes do seu apartamento, use cores claras para dar uma melhor sensação de espaço e amplitude aos ambientes pequenos. Em relação aos objetos e itens de decoração, não guarde coisas que não usa, pois elas ocupam muito espaço. Se você tem algo que você não usa nos últimos 3 anos, faça uma doação! Evite móveis muito grandes como estante ou mesmo sofás de 3 e 2 lugares em conjunto, pois eles não são adequados para espaços pequenos.

Quadros e tapetes

Evite ter muitos quadros na parede, pois isso vai dar a sensação de que o espaço está todo ocupado, e que não é bom em ambientes pequenos. É o mesmo caso dos tapetes: evite excesso e não tenha tapetes muito grandes.

Que tal ter uma cozinha americana?

Opção muito usada em apartamentos pequenos, consegue aproveitar o pouco espaço de forma genial, prática, e o mais importante: bonita! Na hora de fazer armários e pensar na disposição dos eletrodomésticos, especialmente os mais essenciais, como geladeira e fogão, desenhe a sua cozinha de modo que os armários e eletrodomésticos fique alinhados de cada lado de um corredor e, do outro, tenha uma bancada para refeições. Não esqueça de tirar as medidas dos produtos antes de compra-los, para que não passe por dor de cabeça se não couberem.

Aposte em iluminação natural e boa ventilação

Procure ter uma janela grande em cada cômodo, ela irá ajudar na circulação de ar. Além disso, não use cortinas fechadas e que bloqueiem a entrada de luz e ar. Para proteger crianças, animais e idosos de acidentes com as janelas, use redes de proteção, evitando colocar fechaduras em madeira ou artefatos que deixem os cômodos com visual pesado demais.

Use vidro para dividir cômodos

Em muitos apartamentos pequenos, como uma kitnet para alugar em São Paulo, a lavanderia e a cozinha são unidas; nesse caso ao invés de criar uma parede para fecha-las, divida os ambientes com vidro transparente. Isso dará uma sensação de espaço maior e, de trunfo, ainda ajudará a manter a organização do seu apartamento.

Invista em plantas para decorar

Vasos com plantas e flores, além de dar vida e deixar seu ambiente mais alegre, ainda podem dar um ar de organização e frescor ao ambiente. Vale a pena ter um espaço em seu apartamento com várias plantinhas, ou, mesmo que de maneira simples, apenas uma. Lembre-se que elas devem ser colocadas em um local ensolarado e verifique a periodicidade para serem regadas com água!

Tenha uma mesinha ou puff com porta-revistas otimizada!

Ter uma mesinha de apoio pode ser excelente! Além de poder ser usada como apoio para os pés, ela ainda servirá como porta-revistas na parte debaixo. E, em ocasião em que receber visitas, você poderá utilizá-la como assento.

Tenha prateleiras práticas para livros e objetos

Evite prateleiras muito grandes, repletas de livros. Eles podem ser colocados em um espaço inutilizado do guarda-roupas ou de um armário. Sugerimos que você tenha uma prateleira soldada na parede, no alto, o que ajudará a deixar os móveis livres e manter a organização de objetos de estimação e livros mais pontuais que estiver lendo.

Use beliches no quarto de solteiro

Beliches são uma ótima opção para economizar espaços em quartos pequenos com muitos moradores. Há opção também de beliches compactos, que possui a cama na parte de cima e mesas de escritório com armários embaixo. Esse é um recurso que ajuda a otimizar o espaço e facilita a organização.

Invista em móveis sob medida!

Ter móveis planejados em um apto pequeno é uma ótima pedida. Afinal, todos os cômodos que são planejados acabam tendo um aproveitamento melhor de espaço, especialmente locais que possuem muitas vezes uma grande quantidade de itens, como a cozinha, os banheiros e os quartos. Por essa razão, ter um guarda-roupa bem planejado, que possua uma configuração adequada às suas necessidades e se encaixe certinho no seu quarto é um item que fará bastante diferença no resultado final da decoração do seu apartamento.

Agora que você conheceu estas dicas bastante importantes sobre decoração de apartamentos pequenos, aproveite nossos posts e compartilhe-os em suas redes sociais. Com certeza, outras pessoas também poderão estar precisando dessas informações nesse exato momento! Se desejar, escreva pra gente contando de que forma essas dicas foram úteis para você, enviando uma foto do seu antes e depois! Com certeza, levando em conta as sugestões que trouxemos neste post, você poderá ter muito sucesso na hora de decorar seu apartamento, por menor que seja!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.