Finanças pessoais: Aprenda a controlar seus hábitos com o dinheiro
Falar de finanças pessoais é algo necessário, vivemos em uma sociedade altamente consumidora e no Brasil o numero de endividados só cresce, pois é tem gente que não consegue cuidar do dinheiro e acaba passando por maus bocados e ficar no vermelho.
Você está endividado?
A desculpa da maioria dos endividados é que nunca tem dinheiro para pagar, o salário é pouco e acabam sujando o próprio nome, acredite eu era assim, na época do meu estágio não via para onde ia o meu dinheiro, recebia dia 10 e dia 20 já não tinha mais nada. Sei que tem gente que vai dizer que recebe em um dia e no outro não tem mais nada, isso porque os hábitos com o dinheiro são os piores possíveis.
Hábitos com o dinheiro
O primeiro hábito que você precisa mudar na sua vida financeira é dar valor ao seu nome, aprendi no livro Bolsa blindada que o nosso nome é a coisa mais preciosa que temos na vida, então comece valorizando seu nome e nunca deixe ele sujar.
Aprenda a controlar seus hábitos com o dinheiro:
Finanças pessoais
sempre foi um assunto que me interessou, não é atoa que me formei em administração e quase fiz uma pós em economia. Mas para que as sua vida financeira melhore é preciso controlar seus hábitos financeiros.
Não compre sem ter dinheiro:
A ilusão de muitas pessoas, é comprar algo mesmo sem ter como pagar. Fazem compras no crediário, no cartão de credito e quando percebem no final do mês não conseguem quitar a divida, que vai juntando e virando um bela grande bola de neve.
Isso não significa que você não vai poder comprar nada, significa que você vai comprar somente o que puder pagar. Por exemplo: escolha o que você quiser comprar, agora pesquise os preços, calcule quanto tempo você consegue juntar o dinheiro até comprar aquele produto, assim que a meta for atingida você compra a vista, lembre de sempre pedir desconto quando pagar a vista.
Negocie suas dividas:
O mal do devedor é querer pagar as dividas todas de vez e com juros alto, que tal negociar sua divida e conseguir pagar com um juros menor ou talvez nenhum. Esse tipo de negociação é muito comum com dividas de banco e cartão de credito.
Economize em pequenos hábitos:
Desligue o chuveiro quente no verão, escolha um ventilador ao invés de ar-condicionado, ligue a TV só quando estiver realmente assistindo, use aspirador de pó apenas 2 vezes por mês, diminua o tempo no banho, faça as unhas você mesma, pare de ir no salão toda semana, cancele a TV por assinatura e vários outros hábitos que ajudam a diminuir custos.
Separe seu dinheiro por categoria:
Isso mesmo separe uma parte para pagar as contar fixas como água, energia, internet, aluguel, condomínio, outra parte para as necessidades como comida, gasolina entre outras, e uma parte para lazer como ir ao cinema, ao bar, restaurante, depois disso você vai tirar 20% da sua renda e guardar na poupança ou investir.
Pare de usar cartão de credito como se fosse dinheiro: Algumas pessoas acham que cartão de credito é dinheiro, que elas podem sair comprando e pronto, só que o desespero só vem quando chega a fatura. Sabia que de liquidação e liquidação a fatura pode vim mais do que você recebe em um mês inteiro?
Cuidado, use cartão para emergências ou para comprar coisas que você demoraria para conseguir juntar o dinheiro, divida sempre sem juros, o juros do cartão de credito costuma ser muito alto.
Espero que tenha gostado das dicas.