dicas de blog

Por que anunciar em um blog? Os blogs não estão ultrapassados!

Nos últimos anos eu vi vários comentários de que os blogs estariam morrendo, em 2017 eu escrevi o que achava sobre o assunto. Depois de alguns anos, defendo a teoria que os blogs ainda tem um espaço muito bom na internet, eu vim com o seguinte questionamento: Por que anunciar em um blog?

Dessa vez eu vim preparada para defender totalmente a minha teoria que que os blogs não estão ultrapassados. Acreditem estou com livros de marketing digital nas mãos, e para completar uma cópia do meu TCC (Trabalho de conclusão de curso) da graduação.

Antes de aprofundar mais no assunto, e antes de você decidi anunciar em um blog, eu vou te explicar tudo que ninguém nunca procura saber. O que é blog? Quando surgiu o blog?

O que é blog? Quando Surgiu o blog?

Segundo Amaral et al (2009) Jon Barger foi o primeiro termo weblog em 1997, para referir-se a conjuntos de sites utilizados para divulgar links interessantes pela web. Então como podemos perceber antes de receber o nome de blogs esses sites eram chamados de weblog.

Gabriel (2010) descreve os blogs como sites que funcionam como uma espécie de diário, onde geralmente uma pessoa ou um grupo delas publicam textos regulares que podem ser chamados também de posts.

Anúncios

Agora que vocês sabem o que são blogs, eu posso dizer o que muita gente já fala sempre e que vale ressaltar “blogueira é quem tem blog”. #Prontofalei

Os blogs apesar de ter surgido em 1997, só se popularizou a partir dos anos 2000 segundo Torres (2009). O autor ressalta que isso aconteceu por meio do Blogger, que é uma plataforma que permite que qualquer pessoa possa criar um blog, sem precisar ter conhecimento técnico. De acordo com ele logo depois surgiu o wordpress que para ele é uma ótima opção para quem quer começar um blog, mas não sabe como.

Por que anunciar em um blog?

Bom agora que você já sabe como surgiu os blogs, quando e o que é um blog, então está na hora de entender o motivo de se anunciar em um blog.

Primeiro você precisa entender que criar um blog é uma estratégia de marketing de conteúdo muito eficaz. Desde que as redes sociais se popularizou por todo mundo, algumas pessoas começaram a enxergas os blogs como algo ultrapassado. Entretanto posso discordar totalmente, sendo que utilizo blogs há 7 anos e os acessos nunca foram tão bons como agora. Atualmente o blog Crescendo aos Poucos alcança em média 6 mil visitas por dia.

Como o blog pode ajudar uma empresa?

Através dos blogs as empresas podem criar autoridade no mercado, e transformar os visitantes em possíveis clientes. Segundo Borba (2018) Muitas empresas relatam que, aproximadamente, 57% dos contatos de clientes on-line adquiridos vieram dos blogs.

Isso significa que muitas vendas são realizadas por causa de um post ou um anúncio em um blog. Por isso eu sempre dou o seguinte exemplo: Uma influencer mostra um produto no instagram, porém no Instagram ela não consegue fazer uma resenha detalhada. A pessoa vai até o Google ou outra plataforma de busca e pesquisa mais sobre o produto, alguns blogs já postaram a resenha desse produto, a pessoa vai clicar em uma ou em algumas dessas resenhas e a partir daí ela decide se vai comprar ou não.

Nem sempre isso acontece dessa forma, mas na maioria das vezes assim. É muito mais simples ler a resenha de um produto rapidamente, do que assistir à um vídeo. Entretanto tem pessoas que preferem assistir a vídeos.

As descrições de serviços e produtos nos blogs são bem completas, geralmente o blogueiro tem todo processo de teste que leva um certo tempo, analisa qualidade, textura, resultado, custo benéfico, dá dicas de lugares, e até disponibilizam cupom de desconto.

Me siga nas redes sociais:

Referências:

AMARAL, Adriana; RECUERO, Raquel; MONTARDO, Sandra. Blog.com: estudos sobre blogs e comunicação. São Paulo: Momento Editorial, 2009.

Borba, Paola Kenschikowski. Estratégias de marketing digital. Indaial: UNIASSELVI, 2018.

GABRIEL, Martha. Marketing na era digital: conceitos, plataformas e estratégias. ed. São Paulo: Novatec editora Ltda, 2010.

TORRES, Claudio. A bíblia do marketing digital: Tudo que você queria saber sobre marketing e publicidade e na internet e não tinha a quem perguntar. São Paulo: Novatec editora, 2009.

Avaliação: 1 de 5.

4 respostas »

Deixe uma resposta