Uncategorized

O que é preciso para ser fotógrafo profissional?

Você deseja atuar no mercado de fotografia, realizando diversos ensaios e ganhando a vida com seus cliques? Confira aqui neste artigo, o que é preciso para ser fotógrafo profissional!

fotografo-profissional

As fotografias existem há 175 anos e a cada ano que passa novas tendências são lançadas no mercado, através de equipamentos mais precisos que capturam até os mínimos detalhes, filtros e efeitos, programas de edição, fotos 3D, etc.

Qualquer pessoa quando vê imagens de qualidade fica encantada, como acontece ao visualizar um álbum de casamento, cliques da natureza e animais, beleza, etc. Ou seja, as imagens produzem grande impacto em nossas vidas, pois remetem as mais doces, alegres ou até momentos tristes. Todos precisam de uma recordação.

Como se tornar um fotógrafo profissional

como ser fotografo profissional

1. Conhecimento Fotográfico

Nem sempre é necessário, mas será bom para você adquirir todo o conhecimento fotográfico que puder. Se você comprou uma câmera nova, talvez a primeira coisa que deva fazer seja ler (e mais de uma vez) o manual do usuário. É a melhor opção para conhecer a fundo tudo o que sua câmera é capaz (e como fazer).

Depois, você pode se inscrever em um curso de fotografia presencial (se tiver tempo para investir), ou optar por um treinamento autodidata no seu tempo livre, aproveitando as plataformas online.

2.Criatividade

Você não pode ter sucesso como fotógrafo se não tiver o dom da criatividade. A curiosidade em aprender novas técnicas e experimentar, deve ser algo inato em você. Uma personalidade rígida e fechada geralmente não é a de um artista contemporâneo ou de um fotógrafo profissional.

Ouse quebrar as regras, busque novas perspectivas e não perca o interesse em explorar a arte em suas diversas formas e expressões. Ver as obras de outros fotógrafos, pintores ou cineastas, por exemplo, é algo que deve estar presente na vida de um fotógrafo. Só então você pode evoluir como profissional e encontrar seu próprio estilo que o diferencia dos demais.

fotografo-profissional

3. Visão para Negócios

Isso mesmo, ser um bom fotógrafo vai significar apenas 50% do seu trabalho. Os outros 50% do trabalho são para ser um bom empresário. Isso é algo que você deve assumir desde o início, a menos que deixe a papelada nas mãos de outra pessoa e delegue essas tarefas.

Se você quer se dedicar à fotografia profissional, sua parte apaixonada e racional terá que trabalhar em equipe para conseguir um negócio lucrativo. E isso vai implicar uma boa gestão e, sobretudo, lidar com as pessoas. Você vai ter que conversar muito e com muitas pessoas diferentes, então o dom da comunicação e a inteligência para saber se vender serão qualidades essenciais para o sucesso.

4. Estudo de trabalho

Isso dependerá do tipo de fotografia que você deseja tirar. Se você vai se dedicar à fotografia de eventos sociais como casamentos, não precisa de um local específico para tirar suas fotos. No entanto, se você quiser ser um fotógrafo de estúdio, precisará de um local.

Você pode criar seu próprio gabinete de trabalho em uma sala espaçosa que você tem em casa e da qual pode aproveitar. Se você tiver um capital inicial, é até fácil encontrar estúdios que pode alugar para realizar suas sessões. Se pretende dedicar-se à fotografia de retrato, moda ou beleza, será um elemento essencial.

5. Investimento Constante

Ser fotógrafo profissional significa estar atento às novas tendências e demandas do mercado.

Este trabalho significará um investimento constante em novos materiais de maior qualidade ou maior versatilidade. As sessões que vão surgindo serão a desculpa perfeita para adquirir novos equipamentos e facilitar a tarefa ou melhorar os resultados.

6. Equipamento de Desenvolvimento e Edição

Não devemos esquecer que a fotografia digital envolve desenvolvimento digital. Mesmo se você não for um amigo do retoque de fotos, você deve ter pelo menos um computador ou dispositivo onde possa despejar e revelar suas imagens.

Se você também deseja editar suas capturas ou retocá-las, você precisará de conhecimentos básicos de programas de edição, como Adobe Lightroom ou Adobe Photoshop. Embora existam alternativas muito boas que você também deve conhecer.

Dicas – Esmalteco

Deixe uma resposta