Saúde

O que é o outubro rosa? Conheça a importância por trás do movimento!

O Outubro Rosa é uma campanha que visa a prevenção do câncer de mama e surgiu inicialmente nos Estados Unidos. A campanha é sempre realizada no mês de outubro e acontece em vários países ao redor do mundo.

Visto como cada vez mais necessária, o câncer de mama é um dos três tipos de câncer com maior incidência, muito perto do câncer de pulmão. A média é de 2 milhões de caso por ano ao redor do mundo.

E aqui no Brasil os números também são um pouco elevados. Segundo os dados relevados pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA) estima-se que mais de 60.000 casos de câncer de mama são registrados todos os anos no país.

Confira abaixo a história do Outubro Rosa e mais curiosidades sobre essa campanha:

A história do outubro Rosa

A campanha começou no ano de 1990 na cidade de Nova York e naquela edição também aconteceu a primeira corrida pela cura, sendo em prol do tratamento pela cura do câncer.

Porém após anos de entusiasmo, apenas em 1997 que a Campanha deslanchou de vez. A partir daí outras entidades americanas também entraram para o mês e toda a movimentação que envolve, onde logo a população também se motivou e se conscientizou.

Os lacinhos rosas no início apenas eram colocados para decoração nas ruas, porém depois que as ações começaram a se expandir dentro dos Estados Unidos e para outros países, foi aí que o laço rosa virou referência no movimento.

Outubro Rosa também é diversão

Além da Corrida para a cura, outros eventos passaram a chamar atenção juntamente para o Outubro Rosa. Campeonatos de boliche, torneios de golfe e partidas de pôquer também são bastante comuns durante o período de conscientização.

Principalmente para quem mora nos Estados Unidos, é fácil de participar de algum desses eventos. Toda a renda que for arrecada será doada para Instituições de combate ao câncer de mama.

A história do Outubro Rosa no Brasil

Aqui a gente te apresenta quase que uma linha do tempo, desde o primeiro ano até agora e como o movimento do Outubro Rosa é visto no Brasil. Veja:

2002: Esse foi o primeiro ano em que o Outubro Rosa marcou presença em nosso país. A sua campanha aconteceu no Parque Ibirapuera, em São Paulo. Desde então o movimento foi crescendo cada vez mais entres os brasileiros.

Acredita-se que a iniciativa foi criada por um grupo de mulheres de São Paulo que eram simpatizantes da causa do câncer de mama. Uma empresa de cosméticos europeia foi quem financiou a campanha daquele ano.

2008: Um dos principais Institutos de combate ao câncer, situado na cidade de Santos, fez a sua alusão ao Outubro Rosa. Exames a partir daí começaram a ser financiados em todo o estado de São Paulo, promovido pelo Governo Estadual. A ação costuma ocorrer entre os meses de maio e outubro.

2009: A campanha chegou até o Sul do Brasil, mais precisamente a cidade de Florianópolis. Ongs começaram a fazer campanhas dentro da cidade e passaram a incentivar a todos os moradores do estado de Santa Catarina. Ano pós ano palestras e campanhas de conscientização são feitas em toda a Ilha para alertar sobre o tratamento do câncer de mama.

2020: Por fim, 2020 foi um ano atípico para quase todas as pessoas ao redor do mundo. A campanha de conscientização contra o câncer de mama desse ano deve ser através de webinars, eventos com poucas pessoas em volta e conscientizações dentro dos hospitais. É importante continuar a se cuidar e evitar a propagação do Coronavírus.

Categorias:Saúde

Deixe uma resposta