Publicidade - OTZAds

Dicas para criar conteúdos interessantes para blogs

Criar conteúdos atraentes pode se tornar uma tarefa bastante difícil. Aliás, em alguns casos o trabalho simplesmente não flui, seja pela dificuldade do tema ou pela falta de habilidade de quem escreve.

Porém, se você sofre com algum desses problemas, este texto é ideal para seu caso. Existem métodos e técnicas que auxiliam na hora de criar conteúdos, os quais serão expostos ao longo deste artigo.

<
Publicidade - OTZAds

Em resumo, você precisa entender o que sua persona quer. Aliás, é possível utilizar as “dores” da persona a seu favor. Um conteúdo de qualidade utiliza ambas as técnicas citadas. A criação de sites vai além de ter uma página na web, uma vez que, é preciso que o público tenha acesso a conteúdo relevante.

Ficou interessado? Leia até o final!

Faça uma pesquisa sobre sua persona

Para criar conteúdos interessantes para blogs, sites corporativos e até redes sociais, é vital realizar uma pesquisa sobre sua persona. Uma persona, em essência, deve sintetizar o “cliente ideal” de seu negócio.

Um detalhe muito importante deve ser levado em conta: o “cliente ideal” é justamente aquela pessoa que comprou de você; ele deve ser o foco de seus esforços. Só assim você vai chamar a atenção de pessoas interessadas em seu produto.

Procure saber a faixa-etária, a distribuição de gênero, se possui filhos e demais informações. Quanto mais informação, mais fácil será criar um conteúdo eficiente para seu negócio. Por exemplo, se você é advogado e deseja impulsionar o site do seu escritório, precisa analisar quais as palavras-chave utilizadas na pesquisa quais os interesses de seu público-alvo.

Entregue valor para seu público-alvo

Escrever textos é bastante fácil: você precisa abrir o Word e digitar palavras. No entanto, fazer só isso não adianta: é precisa entregar valor para o público-alvo. Ou seja, o conteúdo deve fazer a diferença na vida de quem lê.

Essa tarefa é realmente complicada. Em geral, apenas redatores experientes conseguem chegar nesse nível de escrita. Mas, como foi dito no começo do artigo, vamos ensinar técnicas fáceis de serem aplicadas.

Publicidade - OTZAds

Faça uma pesquisa rebuscada do que você pretende escrever. Se não for uma pessoa habilidosa em relação à escrita, não tenha medo de ler e reler várias vezes o conteúdo. O importante é que a linhagem esteja acessível, assim como prezar pela qualidade das informações.

Para entregar valor, procure referências em fontes de informação de confiança. Aliás, leia muito e só depois escreva a primeira palavra; tenha um “panorama geral” do que será escrito.

Confira também: Por que as pessoas assistiram muitas lives durante a quarentena

Não faça “mais do  mesmo” na hora de criar conteúdos

Em hipótese alguma cometa o erro de copiar e colar um texto. Aliás, não faça isso nem mesmo com uma linha de outro conteúdo. O Google é muito perspicaz e consegue detectar plágio a quilômetros de distância.

Além disso, ler apenas um ou dois textos vai tornar seu conteúdo raso. Ou seja, você redigirá o famoso “mais do mesmo”. Isso vai colocar seu trabalho para competir contra o artigo original, e com certeza o seu vai perder — por diversos fatores pelos quais o Google ranqueia o seu trabalho.

Busque informação em diversas fontes — incluindo fora do Brasil — para complementar seu conteúdo. Além disso, use dados concretos e interessantes em seu trabalho. Assim você vai agregar muito valor ao seu trabalho.

Inclusive o SEO off-page é um serviço essencial que deve ser realizado no site da sua empresa.

Mantenha uma frequência de publicação adequada

Como estamos falando especificamente de blogs, algo que deve ser levado em conta é a frequência de publicação. Não adianta publicar um ou dois textos e ter fé: é preciso manter uma periodicidade de publicação.

Aliás, outra dica importante é procurar aprimorar seus conteúdos antigos. Isso mostra aos mecanismos de busca que seu site é profissional e preza pela experiência do usuário. Além disso, refinar textos, seja na escrita ou no que tange ao SEO, é sempre uma ótima atitude.

Em geral, procure criar conteúdos semanalmente. 

Não existe um valor ótimo para isso, mas a tentativa e erro apontou que 3 textos por semana oferecem resultados excelentes. No entanto, pode ser que publicar 3 por dia acarrete em queda de visualização. São muitos fatores — obscuros — envolvidos!

Confira: O que é Spam? E como evitar que prejudique seu site.

Aproveite links internos e externos quando criar conteúdos

Se você atua como uma fábrica de suplementos, por exemplo, é interessante criar conteúdos voltados tanto para academias quanto para empreendedores. Assim você consegue vender para atletas e empresários, o que é excelente do ponto de vista financeiro.

Preste muito atenção na hora de elaborar as pautas de seu site: o recomendado é estruturar os artigos de maneira que formem uma sequência natural, ou seja, o usuário sai de um e vai direto para o outro. Aproveite para criar links entre eles sempre de forma natural.

Além disso, use links externos também — links que vão para outros sites. Os mecanismos de busca estão preocupados com a qualidade da informação que o usuário recebe, não com o seu negócio em si.

Não enrole em seus textos

Ninguém tem tempo para ler artigos que enrolam muito, não é verdade? É por isso que você deve criar conteúdos “direto ao ponto”. Bem, na verdade eles não precisam ser tão diretos assim. O importante é que uma pergunta seja respondida de forma adequada. Essa é a prioridade dos buscadores.

Pronto, com essas dicas você já pode partir para a prática. Agora você sabe como criar conteúdos interessantes para blogs!

Publicidade - OTZAds

3 comentários em “Dicas para criar conteúdos interessantes para blogs”

  1. Dicas muito valiosas! Principalmente a última de não enrolar..as vezes até chegar ao assunto do título há tanta enrolação que dá até preguiça e acabamos por abandonar o post antes de chegar ao assunto principal.

  2. Excelente artigo, considero as etapas de analise do publico ideal á determinante para o exito ou fracasso do projeto, é preciso definir muito bem a persona que será trabalhada.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: