Saúde

05 benefícios da laranja para a nossa saúde

Rica em nutrientes, em minerais, flavonóides e antioxidantes, a laranja é uma fruta de grande relevância para nossa saúde e bem-estar. Apesar de todos esses componentes benéficos, essa fruta é popularmente conhecida por ser uma fonte relevante de vitamina C, nutriente que atua contra a incidência de resfriados e gripes.

Através desse fortalecimento do sistema imunológico, se colabora com o fortalecimento do organismo e se evita uma série de complicações e procedimentos, como a prótese dentária.

Também é fonte do magnésio e betacaroteno, que previnem problemas cardiovasculares e o câncer. É através dessa composição que a laranja é capaz de nos proporcionar uma série de benefícios.

1. Redução do risco de derrame

Ingerir laranja pode ser capaz de reduzir a possibilidade da incidência de acidentes vasculares cerebrais (AVCs), principalmente em mulheres.

Essa ocorrência foi confirmada através de uma pesquisa realizada pela American Heart Association, que estudou cerca de 69 mil mulheres e captaram que as mulheres que consumiram a fruta mais frequentemente viram a diminuição do risco em 19%.

Os pesquisadores afirmam que o responsável por essa exponencial redução seja os flavonóides que otimizam a funcionalidade dos vasos sanguíneos, prevenindo o seu endurecimento e aperto, e possuem um efeito anti-inflamatório.

2. Protege o sistema cardiovascular

Segundo um estudo japonês, a ingestão de laranja e demais frutas cítricas é vantajoso para a obtenção de um coração mais saudável. Durante o estudo, foi percebido que aqueles que ingeriam a fruta em maior quantidade tinham um menor risco perceptível de ataque cardíaco e de AVC. A laranja atua contra os radicais livres; que colaboram com a sintetização das placas de gordura localizada nas artérias, uma vez que a sua quantidade de antioxidantes reduz o caso de doenças coronárias.

3. Redução do colesterol

Os flavonóides que compõem a laranja reduzem o absorvimento do colesterol no intestino, auxiliando no controle do aumento do nível do colesterol nocivo (LDL). Assim como os flavonóides, as fibras e o betacaroteno também possuem uma eficiente ação preventiva a diminuição da gordura transitando pelas artérias. A fibra, por sua vez, atua ainda na absorção do colesterol advindo dos alimentos digeridos.

4. Evolução do humor

Outro estudo, dessa vez realizado pelo Montreal’s Jewish General Hospital (JGH), localizado no Canadá, identificou que alimentos com considerável quantidade de vitamina C, assim como a laranja, ajudam na melhora do humor e da condição emocional de pessoas internadas. Os pacientes que participaram da pesquisa consumiram vitamina C ou vitamina D de sete a dez dias, e foi observado que os que consumiram vitamina C tiveram uma recuperação perceptível no humor.

5. Prevenção de gripes e resfriados

Ainda se referindo a grande reserva de vitamina C na laranja, ingerir essa fruta é capaz de atuar na prevenção e no exercício do sistema imunológico, auxiliando na defesa do organismo. Além de prevenir as gripes e resfriados, essa vitamina reduz ainda a constância de patologias. 

Portanto, sabendo de todos esses benefícios, é importante que você adicione essa fruta em sua dieta, além de todas essas vantagens citadas, o consumo de frutas, verduras e legumes é de suma importância para uma alimentação saudável e equilibrada e a manutenção da saúde e qualidade de vida.

Categorias:Saúde

Deixe uma resposta