Dica do dia

5 dicas para economizar energia ao teletrabalho

A economia de energia deve ser um compromisso pessoal e coletivo, pois é a melhor forma de proteger o planeta. O teletrabalho pode ajudar, mas temos que ter uma atitude sustentável em casa. Coloque essas dicas em prática e você perceberá as mudanças.

Com estas cinco recomendações, você poderá economizar energia e realizar o teletrabalho com conforto.

Teletrabalho com iluminação natural

Avalie os espaços em sua casa onde você pode localizar a área de trabalho. Na verdade, você deve escolher as áreas com luz natural para evitar trabalhar com luz artificial. Aqui você já terá uma economia significativa. O espaço onde o computador é usado deve ser bem iluminado.

Quando o tempo estiver bom, use o terraço ou jardim para trabalhar. Se gosta destes espaços ou de um pátio exterior, não hesite em utilizá-los como zona de teletrabalho.

Você pode fazer isso quando a temperatura não for muito alta, e desde que o local possa estar protegido dos raios solares diretos. Se houver um pouco de brisa, melhor ainda.

Aqui é altamente recomendável trabalhar logo de manhã, por exemplo. Também existem horários à tarde que são muito propícios ao teletrabalho no exterior.

Assim você pode economizar energia e reduzir o valor da sua CEEE 2ª via das contas atrasadas, além de evitar a necessidade de luz artificial, ar condicionado, etc.

Por outro lado, o teletrabalho nessas condições confortáveis ​​aumentará sua eficiência e produtividade.

Ajuste a tarifa de eletricidade contratada

Se não tem escolha e tem que fazer o seu trabalho com luz artificial, recomendamos um estudo das notas fiscais.

As empresas de eletricidade ou gás oferecem tarifas diferenciadas para se adaptar a todos os tipos de consumo de energia. Portanto, é importante que você faça uma avaliação e comparação de suas contas, e saiba quanto está pagando. A potência contratada deve ser adequada; caso contrário, você pode estar pagando mais inutilmente. Além disso, esteja interessado em outras opções de energia no mercado e assim você pode decidir se deseja alterar a tarifa de luz ou empresa.

Aparelhos e sistemas mais sustentáveis

Atualmente existem aparelhos, aparelhos e eletrodomésticos no mercado com diferentes tecnologias para economizar energia. Quando você precisa comprar um eletrodoméstico, um sistema de ar condicionado ou similar, pode escolher um de alta eficiência. Na europa existem as etiquetas de eficiência energética que dividem os que gastam mais e os que gastam menos.

Substitua as lâmpadas

De certeza que você já tem lâmpadas com iluminação LED em casa. Esta simples mudança deixará sua casa bem iluminada com menos consumo e menos despesas. Se você ainda não fez essa substituição, agora que passa muito mais tempo em casa, já estará na hora.

Teletrabalho e energia andam de mãos dadas, mas é possível economizar na conta de luz e que essa nova forma de trabalhar não represente um grande gasto para a economia familiar, compensando o que se economiza com viagens, por exemplo.

Tarifários de internet e dados móveis

Bem, de fato hoje em dia quase tudo é feito pela internet, e você para trabalhar vai necessitar dela. Como já não passa tanto tempo fora de casa, saiba que deve avaliar melhor o seu plano de dados móveis. Pode não compensar manter o seu pacote de dados móveis se passar a maior parte do tempo em casa… E se está em casa, pode usar a sua conexão wi-fi.

No entanto, se tem problemas com a velocidade dessa conexão use o Meo Speedtest e veja em que estado se encontra essa rapidez.

Categorias:Dica do dia

Deixe uma resposta