Beleza

Lente de contato dental: Descubra tudo sobre o procedimento que tem se tornado uma febre entre os famosos

A lente de contato dental é um procedimento odontológico estético que se tornou febre entre famosos e anônimos por conta de sua praticidade e por apresentar um resultado extremamente significativo na harmonização do sorriso.

Basicamente, a lente de contato dental é um tratamento odontológico com peças feitas de facetas ou lâminas ultrafinas, com, no máximo, 1 mm de espessura, confeccionadas com cerâmica ou resina composta. 

O procedimento consiste na colocação dessas peças nos dentes para alterar a estrutura, preenchendo espaços e melhorando a coloração da arcada dentária. 

O tempo de duração do procedimento depende da complexidade da arcada dentária do paciente e do grau de experiência do profissional que irá fazê-lo.

Geralmente, a colocação de lentes de contato dental, nos casos simples, duram três sessões, ramificadas em: diagnóstico, impressão da moldagem digital e a colocação por meio da colagem.

Além da mudança no tamanho e coloração dental, as lentes de contato dental possuem diversas funções e benefícios, objetivando melhorar aspectos e problemas como:

  • Curvas de sorriso invertidas;
  • Corredor bucal amplo;
  • Diastemas;
  • Dentes curtos;
  • Dentes trincados;
  • Dentes amarelados, escurecidos ou manchados.

É importante salientar que a lente de contato dental não substitui os procedimentos básicos e complexos de manutenção e cuidado diário da funcionalidade completa da cavidade oral e a saúde bucal como um todo.

Portanto, se o paciente tiver algum problema bucal que comprometa a estrutura de algum dente por completo, é preciso que ele seja tratado antes de realizar qualquer procedimento estético.

Nesses casos, quando houver perda considerável da estrutura, o dente comprometido deve ser retirado, fazendo a limpeza da área próxima (como o tecido gengival) e após o processo deve ser colocado um implante dentário para restabelecimento da estrutura. 

Além disso, problemas relacionados a má oclusão ou mau posicionamento dos dentes, apesar de poderem ser melhorados com lente de contato dental por melhorar a estrutura dental, a estrutura não realiza o tratamento necessário e em quadros mais complexos outros procedimentos podem ser realizados.

Portanto, um procedimento ortodôntico funcional terá de ser feito com a colocação do aparelho e, como a estética provavelmente é de interesse para quem quer utilizar lentes, uma opção é recorrer ao aparelho invisível.

Isso porque esse modelo visa tratar a dentição de forma efetiva mas sem afetar significativamente a aparência do sorriso por não conter coloração em sua estrutura. 

Vantagens

Com a lente de contato dental é possível melhorar a coloração do sorriso e sua funcionalidade em um mesmo procedimento. 

Além disso, figuram entre suas principais vantagens a praticidade, já que é um procedimento feito, em média, com apenas três sessões.

Mais ainda, o material utilizado é muito resistente aos pigmentos dos alimentos e dureza de alguns materiais, contribuindo para o fortalecimento (mesmo que discreto) da estrutura dental. 

Por fim, a lente de contato dental proporciona um novo sorriso, bem mais alinhado e branco, algo muito almejado pelos pacientes. 

Outra vantagem que vale a pena ser destacada é que o tratamento precisa de pouca manutenção, já que o material sofre pouca alteração. Com isso, tendo os cuidados devidos nas práticas diárias de higienização e alimentação, o procedimento tem longa duração.

Qual o tempo de duração? 

A vida útil das lentes é de até 20 anos, dependendo da forma que o paciente cuida delas e de sua saúde bucal como um todo.

Por isso, para usufruir ao máximo do procedimento, é preciso higienizar a boca corretamente todos os dias, escovando os dentes e utilizando o antisséptico bucal e o fio dental com precisão.

Os hábitos alimentares também contam muito para a durabilidade do procedimento.

Desse modo, é preciso dizer que não existem restrições alimentares a longo prazo, mas é interessante evitar o consumo excessivo de algumas substâncias para alcançar o tempo máximo de duração das lentes com qualidade. Alguns exemplos são:

  • Açaí;
  • Café;
  • Refrigerante;
  • Salgadinhos;
  • Sucos de caixinha;
  • Ketchup.

Contudo, nos primeiros dias após a colocação da película é importante ter cautela com a alimentação, como os produtos com temperaturas extremas e de pigmentação forte.

Além disso, o hábito de fumar também deve ser evitado, já que a nicotina causa manchas nos dentes e pode atrapalhar o desenvolvimento de um sorriso branco e alinhado por muito tempo.

Neste momento, frente aos benefícios e cuidados, é comum que surjam dúvidas sobre quanto custa lente de contato dental e é preciso ressaltar que o custo pode sofrer variações.

Isso porque dependerá da quantidade de lentes que serão colocadas, material escolhido, profissional que realizará o procedimento e até a localidade da clínica. Contudo, de um modo geral, o custo-benefício costuma ser bastante atrativo.

Por fim, é preciso abordar sobre a manutenção que pode ser necessária para a qualidade das lentes.

De modo geral, após os primeiros seis meses de uso, o paciente deve ir ao profissional para realizar a primeira avaliação da cavidade e a própria manutenção da estrutura, caso seja necessária.

Seguida da primeira avaliação, a consulta de avaliação passa a ser anual e com um dentista profissional especializado.

Deste modo, foi possível perceber que a lente de contato é um procedimento que vem se destacando bastante no mercado por aliar benefícios diversos, como a melhora da coloração dental e de suas dimensões, melhorando o sorriso.

Contudo, alguns cuidados devem ser tomados, como a avaliação da necessidade de tratamentos restauradores antes do tratamento. 

Além disso, outras avaliações podem ser interessantes, como a escolha da colocação da lente em apenas alguns dentes ou na estrutura completa. 

Assim, no caso de colocação parcial, é possível aliar o tratamento a outros procedimentos, como o próprio clareamento dental, que proporcionará a harmonia entre a película colocada e os demais dentes, proporcionando um sorriso mais “brilhante”.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações, dicas e conteúdos ricos sobre os cuidados com a saúde física e mental.

Categorias:Beleza, Famosos

Deixe uma resposta