Decorando

Dicas de Como Decorar um Quarto no Estilo Boho

Quarto Boho: você conhece esse estilo cheio de autenticidade e personalidade? Saiba mais sobre o estilo de quarto que vem ganhando o coração das pessoas.

Por muito tempo, este tipo de decoração era associado àqueles que levavam uma vida desregrada, quase sem lei.

Atualmente, a decoração boho é muito usada quando o objetivo da pessoa é ter um estilo contemporâneo e boêmio, pois tem grandes referências de um quarto hippie, folk e punk, o que remete a um toque de autenticidade e liberdade na decoração do ambiente, principalmente dos quartos.

Se você quer um quarto cheio de estilo e totalmente diferente do rotineiro, leia esse post até o fim para pegar dicas e informações importantes para o momento de decorar seu quarto boho.

O que é o estilo boho?

A palavra boho tem origem no termo “boêmio”, que é caracterizado por um estilo de vida de grande liberdade e despreocupação.

Exemplos clássicos de pessoas que adotam esse tipo de estilo são os ciganos e hippies. Frente a essas informações, já podemos imaginar que o estilo de decoração boho segue como característica principal a liberdade de escolha.

Não existe um padrão oficial para a decoração boho, e sim um mix de estilos, que pode associar o rústico, o vintage e o folk com móveis românticos, além de estampas étnicas e animal print, além de enfeites artesanais, como filtros de sonhos, mandalas e macramês.

Mesmo sendo um estilo de decoração totalmente focado na liberdade, você deve escolher móveis e decorações que conversem entre si e tenham harmonia, para garantir uma visão linda e impecável do ambiente.

Algumas ideias do estilo boho

O estilo boho se utiliza de muitas cores, estampas e texturas que, conjugadas, lembram-nos o sossego e o conforto que a natureza nos traz, e tudo muito despojado.

Frente a isso, os tons terrosos, associados ao laranja, amarelo, rosa e verde são dos que melhor se adaptam ao estilo boho.

Quanto aos tecidos, estampas e texturas, como o estilo boho tem muita influência da natureza, estampas de flores, folhagens e animais compõem a decoração do quarto em almofadas e enfeites, por exemplo.

Você pode usar móveis coloridos, pintados a mão ou não, quadros decorativos com desenhos abstratos ou que remetam à natureza e animais, plantas ornamentais artificiais ou verdadeiras e outras coisas, como esculturas e livros coloridos.

Falando no quesito iluminação, é muito comum encontrar nesse estilo de decoração, cortinas de LED ou pisca-pisca enfeitando as paredes, luminárias em estilo pendente de madeira ou metal, mas trazendo sempre um design mais rústico.

Boho – o estilo de decoração mais confortável

Uma grande vantagem do estilo boho é a liberdade na decoração, como já mencionamos anteriormente. E isso faz dela uma decoração confortável em todos os sentidos, tanto para planejar, quanto para executar e desfrutar.

Você pode criar camas de pallets ou simplesmente colocar um colchão no chão. Também é comum encontrar tapetes de felpudos no chão, com várias almofadas dispostas numa “ordenada bagunça”, gerando um ambiente aconchegante e confortável para um descanso ou momento de leitura por exemplo.

Qual a paleta de cores mais usadas no quarto estilo boho?

Como já mencionamos várias vezes, a palavra liberdade deve ser a base da decoração no boho.

Ele apresenta forte influência da natureza, logo deve-se optar por cores naturais como é o caso dos tons terrosos que são o marrom e suas variações, como o bege, que podem ser combinados com o laranja, o amarelo, o marsala, o azul piscina ou royal, o turquesa, o rosa, o vermelho e o verde folha ou bandeira.

Essas são apenas algumas dicas de paletas de cores que remetem ao estilo boho, mas como sempre mencionamos, por se tratar de um estilo dito livre, você pode ousar na escolha de cores e objetos decorativos desde que eles conversem entre si e tenham harmonia para compor a decoração do ambiente.

Posso decorar outros ambientes da casa com o estilo boho de decoração?

A resposta é SIM! Embora estejamos falando muito no ambiente do quarto adulto, você pode apostar nesse estilo para decorar outros ambiente, como: salas de estar, áreas de lazer, salas de trabalho (home office), sala de estudos, quartos infantis e até quartinhos de bebê, caso esse estilo agrade aos pais da criança.

A decoração em estilo boho serve tanto para mulheres quanto para homens?

Muitos homens estão aderindo a esse estilo de decoração em suas casas, e principalmente em seus quartos, pois como vimos anteriormente, ele muito reforça sensações de aconchego, paz e tranquilidade.

Nos quartos femininos, podemos optar por cores mais vibrantes como o rosa, o amarelo, o laranja e o turquesa. Também podemos usar decorações com estilo mais romântico como, trazendo mais almofadas, um varal de luzes e fotos, uma cortina em tecidos finos e até mesmo luz de velas.

Escolha um tapete fofo e macio para o chão e coloque as diferentes almofadas que você tiver disponível, e caso não tenha você pode personalizá-las da maneira como preferir. Ursinhos também são uma boa ideia de decoração, embora não tão afeitos à decoração boho.

Já para os homens, pode-se associar as cores terrosas ao preto, cinza, amarelo, azul e verde. À primeira vista, podemos achar que ficaria um ambiente sombrio e escuro, mas isso não é verdade. A associação dessas cores traz uma das principais características do estilo, o conforto e aconchego.

No quarto masculino ainda podemos utilizar como decoração itens como: violão, seja ele no pedestal ou pendurados junto às paredes, outros tipos de instrumentos musicais como bateria, objetos DIY, como mesas de cabeceira feita com malas ou pallets, banquetas, quadros abstratos, plantas ornamentais (muito verde), espelhos, tapetes, almofadas mais neutras, colchas de retalhos ou barbante, vasos decorativos, porta retratos e outros.

E aí, o que você achou do quarto decorado no estilo boho? Conseguiu sentir o conforto que é? Deixe sua opinião!

Categorias:Decorando

Deixe uma resposta