Decorando

Dicas para montar o seu móvel comprado online

Confira 7 dicas preciosas para montar o seu móvel comprado online sem dores de cabeça.

A montagem dos móveis não é, necessariamente, a etapa mais divertida do processo de compra do mobiliário novo que irá decorar a casa. Mas isso não significa que realizar a montagem dos próprios móveis é algo a ser evitado.

Comprar móveis que exigem a montagem por conta do cliente ajuda a economizar dinheiro, já que o valor da montagem não estará embutido na peça, e pode ser uma experiência satisfatória.

Como indica artigo da Forbes sobre o assunto, ao montarmos nossa própria peça de mobília, apreciamos o produto ainda mais e sentimos orgulho por termos construído algo.

Para que você possa aproveitar somente os lados positivos de montar os móveis com suas próprias mãos, elaboramos esse texto com dicas para tornar o processo de montagem simples e descomplicado. Confira!

7 dicas para montar o seu móvel comprado online

A fim de ter a melhor experiência possível ao montar sua mobília no estilo “Faça você mesmo”, siga as recomendações que listamos para você:

1.   Confira o grau de dificuldade antes de comprar o móvel

Na Panorama Móveis, por exemplo, eles destacam o grau de dificuldade da montagem de todos os nossos produtos na ficha técnica dos móveis. Também avisam qual é o sistema de montagem (se são utilizados parafusos, cavilhas, cantoneiras etc.) e como os móveis chegarão na sua casa.

Assim, você pode avaliar se o nível de dificuldade e as técnicas são compatíveis com as suas habilidades de montador antes de assumir a tarefa de montar o seu móvel comprado online.

Conferir os comentários e avaliações de pessoas que já adquiriram o produto também permite que você tenha noção do quão fácil ou difícil a montagem do móvel pode ser.

2.   Siga o manual de instruções atentamente

A montagem de certas peças de mobília pode ser muito intuitiva e, às vezes, até óbvia. Isso faz com que algumas pessoas ignorem o manual do fabricante e elaborem a montagem sem segui-lo. Esse é um grande erro que você deve evitar.

Antes de iniciar qualquer ação, leia e releia as instruções com atenção. Analise as ilustrações, cheque a legenda das imagens e os símbolos utilizados para explicar determinados procedimentos ou itens.

Lembre-se que, além de conter o passo a passo detalhado da montagem, o manual indica a quantidade e o tipo de peças necessárias para montar o móvel. Por isso, sua leitura se torna essencial para conferir se todos os itens foram enviados.

Caso algum objeto não esteja presente na caixa, entre em contato com a loja e demande o envio. Somente com todos os itens em suas quantidades corretas é possível montar o seu móvel comprado online com segurança e sucesso.

3.   Prepare o local para a montagem

Proteger o piso do local de montagem com a caixa de papelão da embalagem do próprio produto, um tecido velho ou sacos de lixo é a próxima etapa no processo de montagem.

O ideal é que o móvel seja montado no cômodo onde ele será utilizado. Isso evita o deslocamento da peça após a montagem, o que é especialmente relevante quando se trata de produtos pesados.

Essa medida também evita surpresas desagradáveis como finalizar a montagem em outro cômodo e, ao tentar transportar a peça, perceber que ela é grande demais para cruzar o batente da porta.

Ainda em relação ao planejamento do local, se preciso, afaste os outros móveis a fim de obter área livre o suficiente para a tarefa. Ao fazer isso, certifique-se de que há espaço para andar, agachar-se e espalhar as peças para organizá-las.

Recomendamos que crianças e animais de estimação fiquem distantes do local para evitar acidentes.

4.   Retire as peças da embalagem com cuidado

Não negligencie alertas como “Este lado para cima” e “Não abra com objeto perfurocortante” ao remover as partes do móvel da caixa na qual elas foram transportadas.

Ao descumprir essas orientações, você pode danificar a mobília antes mesmo de iniciar o processo de montagem.

Imagine o quão desagradável seria ter o revestimento do seu armário com um grande risco porque você decidiu romper a fita adesiva da caixa de papelão com uma faca, por exemplo.

5.   Organize as peças

Após a leitura atenta do manual e com o espaço preparado, é hora de separar todas as peças necessárias para montar o seu móvel comprado online.

Em entrevista à Forbes, dois profissionais no ramo, DiClerico e The Handyman do site de Thumbtack, forneceram as seguintes dicas:

  • Identifique todas as partes e agrupe os itens similares;
  • Posicione as peças na ordem em que serão utilizados na montagem e confira se estão na orientação certa (esquerda, direita, para cima ou para baixo);
  • Coloque os objetos pequenos (parafusos, roscas, pregos etc.) dentro de copos plásticos para impedir que eles saiam rolando ou se percam durante o processo;

6.   Separe as ferramentas adequadas

Outra informação importante contida no manual de instruções é a lista de ferramentas exigidas para executar a montagem.

Geralmente, há ilustrações com os itens a serem utilizados, como, por exemplo, martelo, furadeira, chave de fenda (seu modelo e/ou numeração específica), entre outras ferramentas sem as quais a montagem torna-se impossível.

Reserve esses objetos com antecedência e deixe-os ao alcance da mão no momento de montar o seu móvel comprado online.

7.   Peça a ajuda de um amigo

Projetos mais complexos demandam a presença de duas ou mais pessoas para que a montagem seja bem-sucedida.

Se você estiver em dúvida sobre a possibilidade de montar o móvel sozinho, confira o manual de instruções. Geralmente, esse documento explicita o número de indivíduos recomendados para a montagem.

Para montar o seu móvel comprado online com segurança e sem frustrações, é muito importante que você não tente fazer tudo sozinho. Tendo isso em mente e seguindo nossas dicas, a montagem da sua nova peça de mobília será tranquila e recompensadora!

Categorias:Decorando

Deixe uma resposta