marketing digital

Estratégias de marketing para clinica de estética

As clínicas de estética estão sendo cada vez mais procuradas nos últimos anos, com os tratamentos e procedimentos cada vez mais populares. As buscas mensais pelos serviços de clínicas de estética estão em grande crescente. 

É por isso que é importante estar presente de forma online e promover os seus serviços, porque precisa se manter na atenção dos seus clientes, mas também para que o maior número possível de potenciais clientes descubram sobre você. Dada a evolução e o aumento do interesse por estes tratamentos e procedimentos, é bom estar sempre um passo à frente e pronto para divulgar os serviços que oferece.

Existem muitos métodos e práticas que você pode usar para alcançar uma estratégia de marketing digital para clínicas de estética bem sucedida e trazer novos clientes, aumentar seu lucro e reter os clientes existentes.

Dicas para você fazer o marketing da sua clínica de estética

Planos de marketing anual

Cada ano é diferente e as tendências, necessidades e desejos dos clientes mudam. Certifique-se de que a cada ano você adapta sua estratégia ao que é necessário e ao que está em tendência. 

Este é um campo onde é importante estar sempre atento ao que se passa, atendendo a um público-alvo que está sempre atualizado, sempre online e à procura de conteúdos úteis. Faça uma análise sobre suas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças para que você possa ver no que pode focar, o que pode destacar em sua estratégia de marketing ou o que pode melhorar.

Faça um calendário de postagens

É bom ter sempre os posts preparados com antecedência para que você não perca o online por muito tempo. As mídias sociais são uma ferramenta importante, principalmente neste negócio, onde como dissemos acima o público-alvo está sempre ativo. 

Enquadre suas postagens em diferentes categorias e divida-as em dias. Em alguns dias, você pode postar fotos com antes e depois, comentários de clientes ou perguntas frequentes e, em outros dias, informações sobre os serviços oferecidos, dicas e truques e o que eles devem saber antes de vir para diferentes tratamentos, etc. Isso tornará muito mais fácil para você organizar sua agenda e você sempre terá postagens.

Confira também nosso post: 6 Dicas para ajuda sua loja online a vender mais

Use o marketing nas mídias sociais

É importante ser ativo nas redes sociais, especialmente neste setor, onde as recomendações boca a boca podem não ser mais suficientes e uma maior visibilidade é necessária. Os perfis do Facebook e Instagram são imprescindíveis para qualquer negócio, principalmente para este tipo de clínicas, onde a comunicação constante com os clientes é muito importante. Não se esqueça deste aspecto e, a longo prazo, irá ajudá-lo a aumentar a sua sensibilização e os seus clientes.

Um novo canal que é importante considerar é o TikTok. À medida que cresce a cada dia, os negócios lentamente começam a aparecer lá. Você pode postar vídeos antes e depois, talvez até com alguns tratamentos, benefícios etc. Eles fazem muito sucesso e aumentam a curiosidade das pessoas.

Anúncios pagos

Junto com a comunicação constante nas Redes Sociais com os seguidores, é importante o uso de Anúncios Pagos. Você pode criar diferentes campanhas  para conscientização, para geração de leads, talvez até mesmo campanhas baseadas em localização. Quando estiverem a 1-2 km de sua clínica, seus anúncios podem ser exibidos é claro, além de outros critérios de segmentação demográfica que você escolher.

Executar campanhas de pesquisa

Como mencionamos no início, as buscas estão crescendo e é muito importante ter certeza de que você está nos primeiros resultados. Claro que isso pode acontecer de forma orgânica através do Marketing de Conteúdo, mas com a ajuda dos anúncios você sempre poderá estar no topo das buscas, aumentando assim o tráfego do seu site, mas também o número de atendimentos recebidos.

Marketing de conteúdo

Outro aspecto que não deve ser negligenciado é o Marketing de Conteúdo e o blog da clínica. As pessoas estão cada vez mais conhecendo esses procedimentos, por isso é bom chegar até elas com artigos que respondam às suas dúvidas, expliquem o que significa cada serviço e procedimento, quais os benefícios que podem trazer, como vão as sessões. 

Com uma boa otimização, eles poderão ser indexados o mais alto possível pelo Google quando as pessoas pesquisarem por serviços diferentes.

Introduzir programas de fidelidade

As clínicas de estética são um negócio onde as pessoas voltam na maior parte do tempo. Então, por que não aumentar isso e fidelizar o cliente? 

Dê um pequeno desconto a quem o segue nas Redes Sociais ou deixe comentários, ofereça-lhes produtos ou um tratamento gratuito após um determinado número de sessões, crie uma newsletter mensal com recomendações de tratamento ou talvez uma adesão VIP para clientes antigos.

Avaliações

As pessoas ficam mais confiantes ao ouvirem as histórias de felicidade de outras clientes, principalmente quando se trata da área de beleza. Avaliações de clientes satisfeitos aumentam a confiança e a imagem de sua empresa perante clientes em potencial. Então, se eles concordarem, divulgue suas histórias, poste fotos de antes e depois e suas opiniões, talvez até vídeos curtos com eles nos quais contem sua experiência.

Por último, mas não menos importante, não se esqueça de estar sempre atualizado com os novos serviços e tecnologias disponíveis. A demanda do cliente muda constantemente e, com ela, a tecnologia continua a evoluir.

A estratégia de marketing é parte essencial de qualquer negócio e não deve ser negligenciada. Esteja sempre atualizado com as últimas tendências de beleza e procedimentos, novas práticas e esteja sempre próximo dos clientes – por meio de conteúdos e programas constantes especialmente desenvolvidos para eles. Se você fizer isso, você sempre permanecerá na atenção dos clientes e seu negócio continuará a crescer.

Esperamos que este artigo tenha ajudado você a ter uma ideia do que a Estratégia de Marketing de sua Clínica de Estética deve conter e que agora você está pronto para iniciar o plano.

Categorias:marketing digital

Deixe uma resposta