Publicidade - OTZAds

Importância de usar meta description no blog? É fácil se fizer isso de maneira inteligente

O que é Meta Description? É um pequeno parágrafo, uma string de texto com no máximo 150 palavras, que é exibida sob o título de uma página, artigo ou site nos mecanismos de busca. Para escrever uma boa descrição, você precisa manter o propósito em mente.

Estamos publicando um artigo SEO? É a página inicial do site da nossa empresa? A meta description é a primeira coisa que uma pessoa lê quando vê o trecho, a visualização no mecanismo de busca.

<
Publicidade - OTZAds

Há duas coisas principais a serem lembradas ao escrever uma meta description: ela deve conter a palavra-chave para que o mecanismo de busca que é o Google, Bing, Yahoo, etc., inserindo o que estamos falando e deve ser escrita buscando atrair o usuário a clicar em nosso site ou blog. Leia conosco e descubra o que é Meta Description, vamos lá!

Importância da Meta Descrição no SEO

Afinal, o que é meta description? É importante usar uma descrição para os motores de busca? É crucial para SEO? Quando você informa ao Google, Bing ou outro mecanismo de pesquisa o que está procurando, ele mostra os artigos que considera mais abrangente.

Se você for mais específico, ao escrever uma frase, ele procurará artigos que relatem frases ou palavras mais semelhantes às suas e mostrará para você na visualização.

A meta description é usada se você quiser que qualquer pessoa que o encontre usando a palavra-chave escolhida leia uma introdução padrão. Mas se o seu artigo responder algumas perguntas específicas, o buscador, especialmente o Google, mostrará na prévia a frase mais adequada para o usuário. Se você decidir usar a meta description, certifique-se de inserir a palavra-chave para ela.

Alguns exemplos simples:

  • Você está escrevendo uma receita de pizza marguerita? Na descrição da pesquisa, bem como no título e na introdução, insira a frase-chave. Se você não fizer isso, o mecanismo de pesquisa pode não ter certeza de qual é o tópico e o usuário também não terá certeza de que seu artigo é o que está procurando;
  • Você está escrevendo uma pesquisa sobre Napoleão Bonaparte? Digite seu nome e sobrenome no título, na introdução e na meta descrição.

Como você garante que a pessoa vai clicar no seu artigo? Se a meta description responder diretamente à sua pergunta, talvez o usuário não precise mais ler o artigo. Então é muito melhor postar perguntas que seu blog/site responde se seu objetivo é ter visitantes.

Como escrever uma Meta Description?

Já sabemos o que é meta description, mas e como escrevê-la? Nesse ponto, nos perguntamos, como e onde está escrita a meta descrição? Existem várias plataformas para criação de blogs e sites. Aqui você verá como fazê-la nos mais usados, ou conhecidos.

Publicidade - OTZAds

Quanto ao WordPress, você precisa instalar um plugin de SEO, entre os mais utilizados está o Yoast SEO Curitiba. No menu esquerdo do WordPress, clique no ícone ‘’Y SEO’’ e depois em ‘’Search Appearance’’, então, à direita, você encontrará a caixa onde você pode escrever a meta descrição da página inicial do site.

Quando você escreve ou edita um artigo ou uma página no WordPress, rolando para baixo onde diz ‘’Yoast SEO’’ e onde inserimos nossa palavra-chave para a avaliação, encontraremos a caixa onde escrever a meta description.

O Yoast também nos mostrará o preview, ou seja, como ele será exibido nos buscadores, à palavra-chave ou frase será mostrada em negrito.

Se você estiver usando o Blogger que é uma plataforma do Google, precisamos ativar as meta descrições. Para fazer isso, clique na coluna da esquerda ‘’Configurações’’, na coluna da direita temos que descer, ou rolar, até a seção ‘’Meta tag’’.

Em seguida, ative a caixa de seleção no ‘’Ativar Descrições de Pesquisa’’. Ao clicar em ‘’Search Description’’ podemos escrever a meta description para a página inicial do nosso blog.

Neste ponto, quando escrevemos ou modificamos um post na coluna da direita clicando em ‘’Pesquisar description’’, encontraremos uma string, com no máximo 150 palavras, onde escreva o meta para a visualização. Quanto a outros CMS, você deve primeiro habilitar a possibilidade de inserir meta descrições.

A importância da Meta Description nas redes sociais

As principais mídias sociais como o Twitter e o Facebook mostram um fragmento da página que destaca melhor sobre o conteúdo contido nele. No Facebook esse resumo é mais frequente que apareça se usado em smartphones, já no Twitter é mais comum em modo desktop. É preciso sempre lembrar que as redes sociais estão sempre em testes, geralmente ainda mais o Facebook.

Por isso muitas vezes essa descrição pode aparecer para você mais constantemente e em outros dias desaparecer, por isso é mais indicado deixar ela sempre organizada e já preparada.

Essa implementação não demora e é um processo muito simples, use cerca de 160 caracteres, assim o texto ficará de forma correta para leitura. Porém não faça essa descrição muito pequena, elas ficam incompletas. Esse foi nosso artigo de hoje sobre o que é meta description, esperamos que tenha gostado. Fique à vontade para ler nossos outros artigos

Publicidade - OTZAds

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: