Dicas de decoração para cozinha que são tendências no mercado

Publicidade - OTZAds
dicas de decoração para cozinha

As dicas de decoração para cozinha são essenciais para quem deseja criar um ambiente confortável e que fique a sua cara. Não é à toa que ela é considerada o coração da residência.

<
Publicidade - OTZAds

Seja amplo ou compacto, esse lugar deixou de ser somente um espaço para a preparação de refeições, passando a abrigar ocasiões de relaxamento e descontração com amigos e familiares.

Mas, para isso, é preciso criar uma decoração que seja interessante conforme o seu gosto. Alguns utensílios fazem toda diferença, como o vaso autoirrigável, que pode abrigar algumas hortaliças que combinam totalmente com esse ambiente.

Publicidade - OTZAds

Quer conhecer essas dicas? Continue lendo este texto e saiba mais!

Dicas de decoração para cozinha: espaço funcional e inteligente

O planejamento é essencial para a boa configuração de qualquer lugar. Para acertar, é preciso refletir sobre suas necessidades antes de determinar a disposição dos eletrodomésticos, por exemplo. 

Se possível, opte por armários da cozinha sob medida, conhecida como marcenaria inteligente.

O uso de prateleiras e portas de correr são excelentes opções quando se deseja ganhar espaço. Em relação à organização das panelas e outros utensílios, uma das dicas de decoração para cozinha é reservar pontos de armazenamento mais acessíveis.

Quando você empilha panelas em armários, por exemplo, acaba prejudicando o cotidiano de todos os moradores. Uma forma de solucionar isso seria ter um gavetão só para as panelas e uma gavetinha embutida na mesma gaveta só para as tampas.

Iluminação diversificada faz toda diferença

Ambiente como a cozinha precisa de uma iluminação bem planejada e diversificada. Do contrário, pode ficar bem escura.

Isso vai dificultar a realização de atividades como cortar carnes ou preparar sucos. Sem falar que a pouca iluminação dá uma sensação de espaço menor.

Nessa situação, além de investir em fontes de luz direta para diminuir as sombras e deixar o ambiente claro, você pode usar modernas luminárias na cozinha.

Assim, fitas de LED e pendentes, por exemplo, são ótimas opções. Ademais, é possível oferecer destaque a certas áreas do cômodo e, ainda, realçar o seu estilo decorativo.

Pisos e azulejos alteram o visual da cozinha

Os pisos e os azulejos iguais por vários anos podem deixar o ambiente com uma aparência velha. No entanto, nem sempre trocar tudo é uma das melhores opções.

Uma das dicas de decoração para cozinha é pintar os azulejos, ou mesmo colar adesivos com variados desenhos e cores. Esse tipo de produto é muito fácil de aplicar, barato e mudam a cara da sua cozinha, dando um ar de novidade no seu cantinho gourmet.

dicas de decoração para cozinha

Cores claras são curingas

Para quem não deseja correr o risco de errar na escolha das cores da cozinha, os tons claros são os mais seguros. Eles dão a sensação de aumentar o espaço e, por serem neutros, possibilitam ousar com utensílios coloridos.

No entanto, ressaltamos que as cores vivas também são bem-vindas neste tipo de ambiente. Tudo vai depender da personalidade que você pretende oferecer ao lugar. 

Assim, entre as tonalidades mais indicadas para a sua cozinha, o laranja é uma cor que estimula o apetite, além de dar vida ao ambiente.

Apostar em uma ilha social é interessante

A cozinha está se tornando cada vez mais o ambiente de socialização de uma casa. E isso quer dizer que esse espaço não é apenas para cozinhar.

Uma tendência forte já há alguns anos são as ilhas de cozinha! Elas são um modelo de bancada central, na qual já se encontra o fogão, pia e bancada.

Essas ilhas, normalmente, ficam localizadas entre a cozinha e a sala e contam com banquinhos, exatamente para promover a socialização entre o cozinheiro e outras pessoas que ficam no ambiente.

Horta vertical e jardim podem ser adotados na cozinha

Outra das dicas de decoração para cozinha é usar esse espaço para adotar o verde. Ter plantas em casa é muito vantajoso, visto que, além de proporcionar vida ao recinto, ajuda a melhorar a qualidade do ar e tornar a temperatura mais amena.

Uma boa maneira de fazer isso é criar um jardim ou mesmo uma horta vertical, por meio de hangers, treliças, vaso autoirrigável, suporte aéreo, entre outros.

Dessa forma, além de personalizar e decorar a cozinha, você pode cultivar ervas e hortaliças para dar aquele gás na sua reeducação alimentar.

dicas de decoração para cozinha

Dicas de decoração para cozinha: aposte na simplicidade

Já parou para pensar que os espaços clean sempre parecem ter metragem de sobra? Isso ocorre pelo fato de que eles são concebidos a partir de poucos elementos, criando uma estética que se aproxima do minimalismo.

Você pode criar inspiração nessa proposta quando for escolher cada item que comporá sua cozinha.

Para isso, siga o conceito de “menos é mais” e tenha cuidado nas combinações. Lembre-se de que diminuir o volume de itens à vista vai transmitir a ideia de um ambiente limpo, organizado e maior.

Dica extra: integração da cozinha com outros ambientes

As cozinhas americanas são excelentes quando se fala em economia de área do imóvel. Isso porque apresentam layout funcional e costumam ficar integradas com a sala, por exemplo.

Àquelas casas que contam com uma planta tradicional — ou seja, que separa os ambientes por meio de paredes —, analise a viabilidade de retirar divisórias. Essa modificação deve passar pela avaliação de um profissional que determinará se a estrutura permite a remoção.

Caso contrário, busque ganhar amplitude de outras maneiras. Se a cozinha tem acesso a uma varanda, é possível manter uma porta de vidro entre os ambientes. 

A transparência desse material possibilita a continuidade visual, dando a impressão de que as áreas são maiores.

Conclusão

São várias estratégias que você pode adotar na hora da decoração da sua cozinha. O importante é criar algo que seja do seu gosto.

Assim, com essas dicas de decoração para cozinha, certamente você vai ter um ambiente agradável, eficiente e que cumpra com suas necessidades.

Dai Vieira

24 anos, Administradora, Especialista em Marketing Digital, apaixonada por moda e pelo mundo dos blogs. Te ajudo a criar um blog de sucesso, basta agendar uma consultoria. Aqui você encontra tudo sobre moda, beleza, decoração, comportamento, dicas para blog e muito mais.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: