Pular para o conteúdo

Saiba como montar uma lavanderia completa e prática

Publicidade - OTZAds

Conheça dicas sobre como montar um ambiente funcional e harmonioso

Em muitas situações, o planejamento de uma casa ou apartamento acaba não levando em conta um dos ambientes mais importantes da casa: a lavanderia. É nela que se realiza uma série de trabalhos da rotina doméstica, o que torna fundamental planejá-la para que seja prática e garanta organização.

Para conseguir esse objetivo, é preciso pensar em vários aspectos: desde aproveitar promoções com desconto em eletrodomésticos para ter a máquina ideal para a sua família até a marcenaria e o revestimento que serão colocados na lavanderia. Abaixo, saiba o que você precisa prestar atenção para montar um espaço funcional e completo.

<
Publicidade - OTZAds

Máquina de lavar e tanque

Esse ambiente deve ser pensado em torno desses dois componentes, que são os mais importantes para uma lavanderia. Saber onde colocá-los é importante, uma vez que isso afetará a infraestrutura do ambiente. O aconselhável é consultar a opinião de um arquiteto para avaliar a posição do tanque e da saída de água da máquina, garantindo que não fiquem no caminho e que seja fácil alcançar a saída se for necessário.

Isso soluciona um problema que muitas famílias encontram na compra de um imóvel novo, sendo comum que o modelo do tanque entregue pela construtora nem sempre atenda às necessidades. Para isso, uma boa alternativa é substituir o tanque de louça por um modelo inox, que pode ser embutido na marcenaria e ocupa menos espaço. Além disso, é possível aproveitar o espaço embaixo dele, que pode ser utilizado para armazenar produtos e acessórios de limpeza.

Já o modelo da máquina de lavar, claro, precisa ser um compatível com o número de moradores da casa: quanto mais pessoas, maior deve ser sua capacidade. Contudo, como uma forma de também ganhar espaço, é indicado ter um modelo com abertura frontal. Assim, a parte superior pode ser utilizada para apoiar o cesto de roupa suja, além de outros itens.

Publicidade - OTZAds

Marcenaria

Uma grande aliada na organização desse ambiente é a marcenaria que, quando bem elaborada, ajuda a tornar a lavanderia funcional. Assim, ela deve pensar em um espaço que seja possível guardar, além dos produtos para limpeza geral e das roupas, também outros itens, tais como vassoura, rodo, pá de lixo, aspirador de pó e tábua de passar. Ter um lugar para guardar tudo ajuda na organização e evita aquela sensação de bagunça, além de tornar o ambiente mais seguro para crianças e pets.

Vale lembrar que a lavanderia é um cômodo úmido e que eventualmente, mesmo se não for a intenção, os moradores acabarão molhando a superfície. Dessa forma, é interessante que os móveis tenham um acabamento de baixa pressão (BP), de modo que se prense um papel com resina melamínica sobre a madeira, conferindo assim uma camada protetora para ela.

Revestimento

Para conseguir ter uma lavanderia prática, é imprescindível pensar no revestimento do ambiente. Se ela for integrada a outro cômodo, como a cozinha, o conselho dos especialistas é manter a unidade visual, usando o mesmo padrão em ambos.

Publicidade - OTZAds

Entretanto, é importante pensar em outros aspectos úteis para o dia a dia. Um deles é que a escolha do piso deve levar em conta, principalmente, o fato de não oferecer riscos de acidentes quando estiver molhado, prevenindo assim que os moradores escorreguem e possam se machucar. Outro ponto é a limpeza, sendo recomendado escolher um piso que diminua a retenção da gordura. De uma maneira geral, é aconselhável o uso de cerâmicas e pedras, como granitos, porcelanatos e pastilhas.

Outros acessórios

O projeto de uma lavanderia completa também leva em conta a presença de outros acessórios nesse ambiente. Ter cestos maiores ajuda a organizar as roupas por limpas ou sujas. Também tem ganhado popularidade a instalação de varões, o que permite pendurar as roupas diretamente usando o cabide.

Integração

Em muitos casos, é comum haver uma integração entre a lavanderia e outros espaços, como a cozinha — sobretudo quando o apartamento ou a casa são pequenos. Nesses casos, o melhor conselho é procurar uma padronização desses ambientes, mantendo o acabamento, o tampo e a marcenaria utilizados, o que gera um visual mais harmonioso.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: