As melhores dicas para manter um blog e faze-lo crescer.

as melhores dicas para manter um blog e faze-lo crescer

Pode parecer fácil, mas só blogueiros sabem e entendem as dificuldades de manter um blog, faze-lo crescer então, é muito trabalhoso. Nesse post vou dar as melhores dicas para manter um blog e faze-lo crescer, posso dizer que já tenho experiência para falar desse assunto, afinal são quase 3 anos trabalhando no blog Crescendo aos Poucos e algumas pessoas me perguntam como eu fiz para manter um blog tanto tempo sem desistir ou sem parar de postar nele. Posso dizer que ao longo desse tempo aprendi algumas artimanhas para melhora-lo e aumentar o número de leitores e visualizações e vou passa-las para vocês.

Vários fatores são fundamentais para  auxiliar na manutenção do blog e eles vão fazer o seu blog gerar um número maior de visualizações, te ajudar a conquistar novos leitores e a melhorar seu conteúdo.

Dicas para manter o seu blog:

1. Acumular ideias: Ideias são importantíssimas para manter um blog ativo, então tenha algo sempre à mão para que possa anotar as ideias que vão surgindo durante o dia e durante a realização de tarefas rotineiras. Você pode usar uma agenda, bloco de notas, cadernos ou até mesmo o celular, eu aconselho usar o que melhor se adaptar. Eu sempre penso e faço muitas coisas durante todo meu dia, assim vou anotando tudo que acho que poderá virar  um post para meu blog ou um vídeo para o meu canal do YouTube.

criando conteúdo 2

2. Organize suas ideias: Agora é hora de organizar as ideias, pegar todas e filtra-las para ver o que poderá ou não virar um post, separe por categorias (assim fica mais fácil na hora de montar seu post) e veja o que atrairá mais leitores, visualizações e comentários positivos. Lembre-se as ideias tem que combinar com seu blog e agradar seus leitores.

3. Pesquise: Agora que já escolheu os temas e assuntos é hora de pesquisar e aprender mais sobre eles. Nem sempre dominamos totalmente os assuntos abordados no blog, por isso nós blogueiros estamos sempre em busca de informações que podem gerar um conteúdo de qualidade. Podemos pesquisar na internet, em outros blogs (sem plagiar por favor), revistas e em tudo que possa auxiliar na nora da criação do conteúdo.

criando conteúdo

4. Criar conteúdo: A parte mais difícil e importante, muitas pessoas pensam que é só escrever colocar uma imagem e pronto, mas na verdade isso exige tempo, paciência e dedicação. Conteúdos de qualidade possuem textos informativos e claros, imagens com uma boa definição e claro personalidade (cada blogueiro tem a sua forma de escrever). Procure imagens que tenham haver com o tema que será abordado ou tire suas próprias fotografias, se preferir (eu utilizo os dois métodos, isso depende do post que escrevo).

5. Posts prontos: Muitos blogueiros não conseguem manter o blog por falta de tempo ou inspiração, então é legal separar um dia e horário só para criar conteúdo (abra mão de um final de semana). Depois de ter posts suficientes prontos é só agenda-los para os dias em que eles irão ao ar, assim você ganha tempo e mantém seu blog atualizado ( a maioria das plataformas possuem agendamento, caso a que você usa não possua, você pode salvar como rascunho e ir liberando durante a semana).

Agora que você já sabe como manter o seu blog atualizado e ativo é hora de aprender como fazer ele crescer e gerar mais visualizações.

Dicas para fazer seu blog crescer:

1. Poste com Frequência:  A frequência que você posta no seu blog é muito importante, pois ninguém quer entrar em um blog que posta de vez eu quando ou quase nunca. É difícil manter postagens diárias (então volte a dica número 5 de como manter um blog), o número de postagens por semana é o que vai definir o seu número de visualizações, blogs ativos possuem um número muito maior de visitantes e visualizações, eu aconselho a tentar postar diariamente ou pelo menos nos 5 dias úteis da semana.

2. Divulgação: Não adianta passar horas trabalhando no post e depois de posta-lo não divulgar o seu trabalho, achando que ele vai ser um viral ou que as visualizações cairão do céu. É importante divulgar seu post, principalmente nas primeiras horas depois de posta-lo , então use as redes sociais como: Facebook, Twitter, G+, Instagram (está rolando um sorteio lá no meu Instagram), entre outras. Seja ativo nas redes sociais, divulgue boca a boca (não tenha medo de convidar as pessoas para conhecer seu blog) você também pode usar os grupos do Facebook para divulgar, como o grupo Divulgando blogs e YouTube o qual sou administradora, use também uma das maiores ferramentas de divulgação, que são as comunidades do Google+.

Obs: “Seu blog no meu” é um post onde blogueiros comentam deixando seus links aqui no meu blog e eu os divulgo (tinha parado por umas semanas mas voltarei a fazer a divulgação todas as quartas).

compartilhamento-nas-redes-sociais

3. Tenha um Canal no YouTube: Atualmente o YouTube é acessado por milhões de pessoas que querem se divertir, se informar e muito mais. Muitos blogueiros perceberam que o YouTube pode ser uma ótima de ferramenta de divulgação para seu blog já que muitas pessoas estão lá. Por isso a maioria dos blogueiros adotaram o YouTube e começaram a criar conteúdo para o site, são muitos vídeos de todos os tipos gravados todos os dias por blogueiros de todo mundo. O YouTube também aproxima os leitores dos blogueiros, pois através dos vídeos/vlogs opinamos sobre diversos assuntos e mostramos como vivemos, isso mostra para o leitor que somos pessoas normais como eles e cria uma maior proximidade entre nós. Então se você quer me conhecer, ficar perto de mim e saber o que ando fazendo  INSCREVA-SE NO MEU CANAL!

Está com dúvida de como começar um canal no YouTube? Assista o vídeo abaixo e saiba como começar.

4. Forme parcerias: Ter parcerias com lojas e empresas te ajudam a ter conteúdo para postar e até a ganhar uma graninha para investir no blog ou em equipamentos que possam te ajudar a melhora-lo. Já as parcerias com outros blogs te aproxima mais da blogosfera, pode te ajudar a realizar projetos futuros e também a divulgar o seu blog. Você também pode trocar dicas com outros blogueiros (saiba com quem fazer parceria, alguns blogueiros não gostam de dividir seus segredos de sucesso com outros blogueiros). Se você não sabe como conseguir parcerias e ganhar dinheiro com seu blog assista aos vídeos abaixo e aprenda mais sobre o assunto.
Agora que você já sabe como manter o seu blog e como faze-lo crescer, já pode correr e usar as minhas dicas e se não tem um blog, mas tem vontade então crie um.
Não esqueça de me seguir nas redes sociais e ficar sabendo o que ando fazendo.
FACEBOOK  ♥ TWITTER  ♥ INSTAGRAM  ♥ TUMBLR YOUTUBE

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s