estilo de vida

5 profissionais que você vai precisar quando for morar sozinho

Morar sozinho é maravilhoso, mas quando algo quebra você pede a ajuda de quem?

Morar sozinho tornou-se uma opção interessante para quem deseja criar suas próprias regras, ter um tempo livre para realizar projetos individuais ou mesmo não ter que dar satisfação a outras pessoas sobre horários.

Por conta disso, mais brasileiros passaram a adotar esse estilo de vida. Dados da Síntese de Indicadores Sociais (SIS) do IBGE, divulgados em 2015, indicam que 10,4 milhões de pessoas no país vivem solitárias em suas casas – 4,4 milhões a mais do que dez anos atrás.

Mas sem ter com quem dividir os afazeres domésticos, essas pessoas normalmente não têm condições de realizar todas as tarefas e deixar a própria casa organizada – e é aí que entra a ajuda de diversos profissionais especializados.

Os “solitários” constituem um nicho econômico em franca ascensão. Outra pesquisa, dessa vez divulgada pelo Instituto de Pesquisa Locomotiva, aponta que essa categoria movimenta R$ 103,7 bilhões por ano com serviços e produtos personalizados.

A oferta é grande e abrange praticamente todas as áreas. De diaristas e “maridos de aluguel” a consultores financeiros, há toda uma gama de profissionais à disposição dos brasileiros que moram sozinhos e precisam de alguma ajuda em seus lares.

Com uma rápida pesquisa na internet, você consegue identificar os melhores prestadores de serviços. A necessidade costuma variar de casa a casa, mas há cinco profissionais essenciais para cidadãos que vivem sós em suas casas. Confira:

Marido de aluguel

Quem mora sozinho já sabe: por mais planejamento e vontade, não é possível dar conta de todos os pequenos reparos que podem aparecer na casa. A rotina profissional e os demais afazeres domésticos tomarão muito tempo para se dedicar a essas atividades.

Os “maridos de aluguel” definição popular para os famosos “faz-tudo”, costumam agir justamente nessas pequenas obras que, aos poucos, tomam conta das casas.

Conserto de móveis, desentupimento de pias, problemas em interruptores e pequenas rachaduras na parede são alguns dos serviços que eles podem fazer. Assim, sua casa estará organizada e você não precisará se desdobrar para realizar todas as tarefas.

Consultor financeiro

Você pode ser organizado, regrado e ter planejamento financeiro. Mas o hábito de morar sozinho faz as pessoas levarem uma vida mais desordenada, com poucas regras e sem se preocupar muito com seus gastos.

Um consultor financeiro certamente irá ajudar na identificação de desperdícios e gastos excessivos, além de dar dicas e hábitos para levar uma rotina mais controlada e mostrar o quanto ela conseguiria poupar mensalmente.

Não se trata, evidentemente, de ter um economista ao seu lado com diversas planilhas e cálculos complexos. Mas um profissional especializado em finanças domésticas mostra onde a pessoa pode melhorar para atingir seus objetivos a longo prazo.

Eletricista

Trocar um interruptor parece ser fácil, mas e abrir novos pontos de energia e mexer na fiação elétrica da casa? Você pode até tentar fazer isso, mas só um eletricista é capaz de fazer esses serviços de forma rápida e, principalmente, com segurança.

Quem mora sozinho pode não saber, mas é necessário fazer a manutenção da parte elétrica da casa para evitar desperdício de energia e reduzir o risco de choques e de curto-circuito. Só quem tem conhecimento teórico e prático pode realizar essas tarefas.

Portanto, não hesite em contratar um eletricista sempre que necessário. Não precisa ser frequente, como trocar a resistência do chuveiro. Mas ao primeiro sinal de anormalidade, agende a visita de um profissional especializado.

Hidráulico/Encanador

Da mesma forma que na parte elétrica, com o encanamento da casa não se brinca. Uma manutenção mal feita ou o desleixo com sua utilização faz o cheiro do esgoto invadir os cômodos ou prejudica o escoamento da água em pias e lavatórios.

O profissional hidráulico consegue identificar rapidamente onde está o problema e fazer a troca do equipamento de forma rápida e eficiente, sem causar transtornos e, em muitos casos, sem ter que quebrar paredes para isso.

Assim, não tente mexer nos canos se você não tem conhecimento hidráulico. Além de correr o risco de não resolver o problema, você pode piorar a situação ao fazer buracos nos pisos e revestimento.

Profissional de limpeza

Por fim, uma pessoa responsável pela limpeza ajuda você a manter o dia a dia da casa em ordem. Pessoas que trabalham fora e moram sozinhas normalmente têm pouco tempo para lavar e passar suas roupas, fazer sua própria comida e limpar a residência.

Você pode tentar fazer essas tarefas no fim de semana ou em seus dias de folga, mas irá perceber que dificilmente dará conta de todo o serviço e, principalmente, não conseguirá descansar de sua própria rotina para encarar outra semana de trabalho.

Tanto que esse profissional nem precisa ser diarista. Hoje, é comum encontrar prestadores de serviços que negociam planos específicos, como visitas duas vezes por semana, ou contratar de acordo com a tarefa executada, como só a lavagem da roupa.

Internet ajuda a encontrar bons profissionais

A boa notícia é que a evolução da Internet permite encontrar esses profissionais a poucos cliques. Diversas empresas possuem sites e aplicativos que permitem a contratação e até o pagamento de forma online.

Consultor, marido de aluguel e serviços de elétrica e hidráulica: todos possuem presença digital atualmente. Logo, quem mora sozinho pode pesquisar, escolher e comprar sem ter que sair de sua própria casa.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.