Uncategorized

6 tipos de cirurgias plásticas realizadas pelo SUS

Provavelmente você ainda não sabia que o Sistema Único de Saúde (SUS) cobre alguns tipos de cirurgia plástica de graça. Conheça os 6 tipos de cirurgias plásticas realizadas pelo SUS, entre elas silicone, mudança de sexo e outras.

cirurgia-plastica

Quem passou por algum tipo de doença grave, psicológica, ou acidentes e outros podem conseguir uma cirurgia plástica gratuita realizada pelo SUS. Pois, o sistema cobre cirurgias plásticas de reparação. No entanto, se a cirurgia for apenas de cunho estético, como exemplo, uma rinoplastia, o procedimento não é concedido. Além disso, é preciso ter o cartão sus que fornece o número de registro do paciente no sistema de saúde.

Por outro lado, caso a mulher tenha problemas de autoestima que envolva a saúde psicológica ou retirou as mamas devido ao câncer é possível fazer a cirurgia para implante de silicone.

Confira a seguir quais as 6 cirurgias plásticas oferecidas pelos SUS de forma gratuita:

1 – Cirurgia para reparação de Fenda Palatina

A fenda Palatina é uma situação genética que causa deformações que envolvem a região da boca e nariz. Nesse caso, podemos entender que não é somente estético, como mencionado, se enquadra em “cirurgia reparadora por deformidade”.

Portanto, se conhece alguém, possui um familiar ou pretende ter sua reparação realizada, saiba que pode indicar o procedimento pelo SUS.

2 – Cirurgia de reparação do Lábio Leporino

Caso semelhante ao de fenda palatina, no entanto, pode chegar a tingir dentes e gengivas. Também se encaixa na cirurgia reparadora por deformidade genética.

3 – Cirurgia plástica para mudança de sexo

Cirurgia essa realizada em pessoas que não conseguem identificar-se com o seu corpo, situação que afeta o psicológico e qualidade de vida. Essa cirurgia modifica os seios das mulheres e os órgãos genitais. Pode ser realizada de forma totalmente gratuita, precisando do laudo e encaminhamento médico, após tratamento psicológico.

4 – Cirurgia para orelhas grande

Esse procedimento é conhecido como “cirurgia de orelhas de abano”, ou seja, pessoas que possuem orelhas que são bem afastadas do rosto e desejam mudar sua aparência por questões psicológicas.

5 – Cirurgia de gigantomastia

Esse termo é utilizado para seios muito grandes, conhecido como o procedimento de redução das mamas em mulheres. Esse procedimento é indicado para evitar o excesso de peso nos seios que causa problemas na coluna que afetam a qualidade de vida da mulher.

Porém, a cirurgia só pode ser realizada se o paciente fizer acompanhamento médico e tiver consulta com o ortopedista que irá avaliar o grau em que o problema pode afetar a coluna do paciente.

6 – Silicone pelo SUS

Por mais que seja uma cirurgia muito procurada pelas mulheres, esse procedimento só é realizado pelo SUS de forma gratuita, caso a paciente tenha acompanhamento psicológico que comprove doenças psíquicas causadas pela autoestima, ou pacientes que tiveram as mamas retiradas devido ao câncer.

Se a cirurgia para retirada de tumor tiver sido tranquila e não houver complicações, o implante de próteses pode ser realizado logo depois da retirada do mesmo.

Como podemos perceber, algumas cirurgias, ao mesmo tempo em que envolvem a questão estética, são realizados devido ao fato de serem deformidades causadas por genética, doenças graves, acidentes e outros.

Há ainda cirurgias plásticas para vítimas de queimaduras e pacientes provenientes de cirurgia bariátrica, como exemplo, remoção do excesso de pele.

Anúncios

Categorias:Uncategorized

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.