Desenvolvimento Pessoal

10 dicas infalíveis para ter uma semana mais produtiva.

As vezes trabalhamos muito, estudamos muito e mesmo assim não conseguimos ter uma semana produtiva. Procrastinação era o meu maior problema, parecia que eu fazia muito e quando olhava não tinha feito nada, isso é um problema de quem trabalha em casa,  por isso eu procurei maneiras de me tornar mais produtiva e consegui. Então, hoje eu vou te dar 10 dicas infalíveis para ter uma semana mais produtiva.

10 dicas infalíveis para ter uma semana mais produtiva.

Produtividade é a palavra que sempre amei, amo consegui realizar cada uma das minhas metas diárias, dar uma sensação de consciência limpa e dever cumprido. Sempre tive que ser bastante produtiva, pois era uma pessoa que estudava muito para tirar boas notas, sabe essas pessoas que choram quando tiram um 9,8? Essa era eu, então sempre procurei ser produtiva nos estudos.

Com um tempo as coisas vão ficando mais difíceis, depois que terminei o ensino médio precisava passar no vestibular em uma universidade pública, para isso precisava ser produtiva e aproveitar cada minuto do meu tempo, chegava a estudar mais de 12 horas por dia, mas finalmente consegui passar. Depois veio a faculdade, blog, morar sozinha, estágio, quase fiquei louca.

No período da faculdade precisa ser ainda mais produtiva, pois além de estudar precisei arrumar um estágio para ajudar nas despesas e ainda tinha todas as tarefas de casa para realizar. No inicio confesso que não conseguia, as vezes achava que não ia conseguir, ser produtiva era um desafio, enquanto estudava estava pensando na roupa que precisava ser lavada, e nas tarefas que tinha que realizar no dia seguinte do trabalho. Utilizei algumas dicas e passei a ter semanas mais produtivas.

No semestre em que teria que fazer o TCC (Trabalho de conclusão de Curso) eu ainda tinha mais 4 disciplinas para cumprir então teria que abrir mão de algumas coisas, sabemos que precisamos de tempo para escrever um TCC. Não tinha como ser produtiva com todas as tarefas que tinha para cumprir durante a semana.

planner

Então como só teria aula 3 dias na semana e as orientações de TCC eram periódicas e em horários foras de aula, eu larguei o estágio e voltei para casa da minha mãe. Assim eu eliminei as tarefas domésticas e o trabalho fora de casa. Resultado: nunca fui tão produtiva na minha vida, acordava todos os dias as 8:00 horas, chegava a estudar 12 horas por dia, li tantos livros que em pouco tempo consegui escrever um TCC de 60 laudas sobre marketing digital.

O referencial teórico do meu TCC tem aproximadamente 40 laudas e 30 delas foram escritas em 30 dias, assim como pediu o meu orientador. Não estou me gabando nem nada, só quero dizer que para ser produtivo precisa ter disciplina e você pode achar que não, mas tem capacidade. Lembrando que nesses períodos sempre mantive atividades razoáveis no blog e entreguei um bom conteúdo para os meus leitores.

Produtividade

10 dicas infalíveis para ter uma semana mais produtiva.

Ter horário para tudo: tenha horários para tudo, para acordar, tomar café, estudar, trabalhar.

Fazer check lists: Isso mesmo faça uma lista de todas as tarefas que precisa realizar e vá ticando sempre que cumprir.

Manter sempre o local de trabalho ou estudo organizado: Manter tudo organizado te poupa tempo e também te impede de ter distrações. Exemplo: precisa estudar, mas vai lavar a louça primeiro ou tirar o pó da mesa, tenha horário para realizar essas tarefas.

Leia também: Como começar uma semana organizada.

Organiza tudo e em um planner ou em uma agenda: Eu usava agenda, mas comecei a sentir que precisava de algo mais completo e atualmente uso o planner, supre as minhas necessidades e permite que eu seja bem mais produtiva. Saiba mais sobre o meu planner 2019.

10-dicas-para-ter-uma-semana-mais-produtiva

Organizar as tarefas por prioridade: Organize tudo por prioridade, faça primeiro as coisas mais importantes e só depois as coisas que podem ser deixadas para depois. Descubra como a organização pode mudar sua vida.

Não deixar para fazer depois o que você pode fazer agora: Faça agora, se precisa estudar, estude agora, se você deixar para depois vai acabar ou não fazendo ou fazendo mal-feito.

Desligar o celular durante a realização das suas tarefas: Desligue o celular enquanto realiza as suas atividades, o celular costuma nos distrair muito e também nos faz perder muito tempo de nossas vidas, se não quiser desligar coloque no modo avião.

Praticar exercícios: Os exercícios nos mantem mais focados, desde que comecei a fazer exercícios físicos percebi que minha concentração aumentou.

Utilizar a técnica do pomodoro: A técnica pomodoro consiste basicamente em realizar tarefas em blocos de 25 minutos e intervalos 5 minutos.

Leia este artigo e saiba como funciona a técnica pomodoro: Técnica Pomodoro: aprenda a gerenciar seu tempo para executar mais.

Descansar: Descanse, uma mente cansada não consegue produzir nada, só estresse e energias sabotadoras.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.