Economia

Dicas de como organizar suas finanças pessoais para 2020

Dicas de como organizar suas finanças pessoais para 2020

Se tem uma coisa que deveriam ensinar na escola é como organizar as finanças pessoais, aí a gente cresceria cuidando do nosso dinheiro, sem pirar sempre que víssemos uma blusinha nova. Como não ensinam sobre finanças pessoais na escola eu separarei algumas dicas de como organizar suas finanças de pessoais para 2020.

Você está endividado? Não sabe como gasta seu dinheiro? Gasta mais do que ganha? Quer mudar isso em 2020? Continue lendo esse post?

DICAS PARA ENDIVIDADOS:

Se você está endividado a primeira dica é: PARE DE COMPRAR.

A maioria das pessoas endividadas não conseguem pagar suas dívidas e ainda continuam fazendo outras dívidas. Como não conseguem parar de comprar coisas nunca conseguem pagar as outras pendências.

Diante disso, aconselho que congele seus gastos e gaste apenas com despesas fixas e necessidades como aluguel, alimentação, água, energia entre outros.

Almoços fora de casa, chocolate, não são gastos necessários são supérfluos.

Depois de parar de gastar negocie suas dívidas para um valor que você pode pagar mensalmente e dependendo do valor pode pagar até a vista para se livrar logo, preste atenção ao juros e tente diminuir. Confira 4 Dicas para se livrar das dívidas com cartão de crédito e pagar as faturas em dia!

Anúncios

Dicas de finanças pessoais para quem não tem dividas:

Não está endividado? Porém, não sabe onde gasta seu dinheiro? Isso significa que suas finanças pessoais estão bastante desorganizadas. Vou te ensinar um exercício, para descobrir onde anda seu dinheiro.

Comece a anotar todos os gastos especificando com o que foi gasto. Separe os gastos com cartão de crédito e anote também, mesmo tendo o aplica no celular que detalha sua fatura.

Quando você tiver anotado tudo, verá com o que anda gastando seu dinheiro, saberá para onde ele está indo e como poderá diminuir os gastos. Use planner financeiros se precisar, a maioria dos planner semanais tem uma parte para organizar suas finanças pessoais.

Se você não consegue organizar as finanças precisa tomar medidas como fazer cursos e utilizar aplicativos de finanças.

Vocês vão me dizer que não tem dinheiro para pagar um curso de finanças, eu vou te dizer que é melhor você comprar um curso agora do que se afundar mais em dívidas no futuro, mesmo se você não está com dividas precisa ter controle financeiro.

Você pode complementar com conhecimento de blogs, canais do youtube sobre finanças e muito mais. O Me poupe é um canal famoso e que ajuda muitas pessoas a economizarem e organizar as finanças pessoais.  Também aprendi muito sobre finanças pessoais com o livro Bolsa Blindada da Patricia Lages

4 respostas »

  1. Uma dica seria começar por conteúdos e cursos gratuitos, do Sebrae por exemplo. Tem muita coisa boa por lá… e a medida que as contas vão se estabilizando, investir em cursos pagos.

    Parabéns pelo artigo!

Deixe uma resposta