Economia

5 Dicas para organizar suas finanças em tempos de incerteza da Quarentena

O contexto atual obriga-nos a cuidar das nossas finanças pessoais e, se tivermos, das nossas empresas. A quarentena hoje afeta a todos, tanto quem cuida das despesas familiares, quanto quem possui seu próprio negócio, é por isso que preparamos 5 dicas que podem ajudá-lo a levar sua economia adiante e se preparar durante esse período de crise e incertezas.

Confira: Dicas para mulheres se manterem no controle de suas finanças

Confira as 5 dicas para organizar suas finanças em tempos de incerteza da Quarentena:

Como cuidar das finanças em tempos de quarentena?

As dicas a seguir são simples e podem ser adotadas para que tenha as economias de que precisa, a fim de evitar ficar no vermelho e com dívidas.

Leia também: Private Banking, porque este é um dos melhores investimentos?

1. Analise seu ponto de partida

O primeiro passo é aceitar que o período de quarentena afeta as finanças e é preciso analisar com calma as suas opções.

Se você iniciou o ano com problemas financeiros, é hora de parar e pensar em quais despesas desnecessárias devem ser evitadas, para pagar as contas em dia. Mas, se economizou e ainda tem algum dinheiro guardado, é hora de avaliar quanto dinheiro você vai precisar de suas economias para poder fazer frente a todos os seus pagamentos, caso sua renda continue diminuída até o final da quarentena.

Anúncios

2. Não podemos controlar o contexto, mas podemos controlar o que fazemos a respeito

A ordem financeira começa com a montagem de um orçamento financeiro pessoal, portanto se ainda não o fez, este momento é uma oportunidade para começar a montá-lo e propor metas para mantê-lo organizado e atualizado a partir de agora.

É uma ação que só depende de você e com um pouco de tempo você poderá realizá-la. O importante no orçamento não é apenas controlar suas finanças neste mês, mas começar a planejar os próximos meses para ser capaz de realizar seus objetivos pessoais.

3. Conheça a sua situação financeira

Na hora de montar o orçamento você vai identificar receitas, despesas fixas, despesas variáveis ​​e consumo com cartão de crédito. Com base nisso, você poderá saber quanto dinheiro você precisa por mês para viver e manter seu estilo de vida atual.

Com esses números claros, você poderá analisar quais despesas você pode reduzir para gerar economias adicionais que permitem que você se proteja contra contingências futuras.

4. Registre absolutamente todas as suas despesas diárias

Só assim podemos saber todas as despesas que temos todos os meses e podermos tomar decisões financeiras inteligentes sobre a utilização do nosso dinheiro. Agora com a quarentena, certamente, algumas despesas não estão presentes em nosso orçamento (passeios, entretenimento, despesas de viagem, almoços de escritório, etc.) o que poderia gerar uma economia adicional, mas também é possível que estejamos gastando mais dinheiro do que o normal em alimentação quando estamos toda a família na casa, ou, com comrpras online desnecessárias.

Por isso, é importante manter um registro para não gastar desnecessariamente ou compulsivamente durante a quarentena.

5. Programe seus pagamentos

Uma vez que você tenha certeza de todas as suas despesas, sugerimos que você as programe de acordo com as datas de vencimento para saber quanto dinheiro você precisa no dia a dia para fazer frente a todas as suas despesas.

Hoje existem serviços, impostos e até datas de vencimento de cartões que estão alterando suas datas de pagamento considerando a quarentena e que podem ajudá-lo a ter um pouco mais de descanso financeiro.

No caso de sua renda ter sido afetada pela quarentena e graças ao orçamento você detectar que não terá dinheiro suficiente para cobrir todas as suas despesas, você deve analisar quanto dinheiro vai precisar de suas economias ou quais opções de financiamento você tem hoje para poder enfrentar esta situação.

Por fim, recomendamos também que você invista, mesmo que seja todos os dias, um pouco de tempo em educação financeira. Está comprovado que quem investe em educação financeira e planeja suas finanças tem maior chance de gerar riqueza e evitar problemas financeiros.

Anúncios

Categorias:Economia

2 respostas »

Deixe uma resposta