Beleza

Como Fazer Franja Cortininha Passo a Passo (Tutorial)

A franja cortininha ou curtain bangs vem do estilo de corte de cabelo dos anos 70. É um estilo de corte de franja bastante antigo, mas que vem sendo tendência entre as mulheres nos dias atuais.

Se você quer mudar o seu visual e não sabe por onde começar, uma boa aposta é fazer a franja cortininha pois na maioria das vezes ela é cortada deixando os fios mais compridos, dessa forma não há uma mudança tão radical em seu visual.

Nesse post iremos lhe mostrar tipos de franjas cortininhas assim como formatos de rostos e texturas de cabelos que mais combinam com esse tipo de corte de franja.

O que são curtain bangs ou franja cortininha?

A franja cortininha é um tipo de corte de franja que não segue um padrão reto de corte. Normalmente tem as pontas desfiadas e é partida ao meio, deixando duas madeixas caídas para as laterais formando uma espécie de “V” invertido, ou seja, o corte da franja lembra muito uma cortina aberta. Recebe essa nomenclatura justamente por emoldurar o rosto.

Esse tipo de franja é bacana pois deixa uma parte da pele da testa à mostra e é um bom corte para quem quer começar a se adaptar no universo das franjas.

O corte da franja cortininha começa mais curto próximo ao couro cabeludo, que é onde a testa ficará à mostra, e vai aumentando o comprimento dos fios até atingir um comprimento na altura das maçãs do rosto, que será a parte mais longa da franja.

O legal desse tipo de franja é que não precisa estar sempre partido ao meio, embora essa seja sua principal característica. Ela também pode ser partida lateralmente e até usada para trás devido seu comprimento um pouco maior.

Dessa forma é a franja cortininha é a melhor opção para quem ainda está indeciso quanto ao tipo de corte de franja escolher, pois caso não goste do resultado, existem infinitas possibilidades de mascarar os efeitos indesejados que ela possa produzir visualmente falando.

Quem pode usar a franja cortininha de acordo com o formato do rosto, texturas do cabelo e comprimento dos fios?

Segundo o Salão Virtual, geralmente todos os tipos de rostos, texturas de cabelos e comprimentos dos fios combinam bem com a franja cortininha. Porém algumas dessas variantes merecem um devido destaque em nosso post.

Quando se trata do corte de franja cortininha ou curtain bangs, o formato do rosto influencia muito. Rostos redondos, ovais, testas e bochechas grandes se beneficiam muito desse tipo de corte, pois ele alonga os traços do rosto ao deixar parte da testa à mostra e ter diferentes comprimentos.

Em se tratando das texturas dos cabelos, todos os tipos de cabelo podem se beneficiar com o corte de franja cortininha, desde cabelos extremamente lisos até os cacheados, basta que você procure um profissional qualificado e com experiência para corte em seu tipo e textura capilar.

Em relação ao comprimento dos fios, todos eles são muito bem vindos com a franja cortininha, podendo ser curtos, médios, longos ou muito longos. Esse corte ajuda a retirar a impressão de cabelo muito tradicional e sem vida, pois ele traz sofisticação e elegância à pessoa.

Na maioria das vezes ele é cortado com as pontas desfiadas para criar certo volume e não deixar o cabelo completamente colado à cabeça e à testa.

Como é feita a franja cortininha?

Devido ser uma parte importante do cabelo, pois a franja é a parte que fica mais visível no cabelo de uma mulher, não é recomendado realizar o corte em casa.

A recomendação é que você procure por um profissional qualificado para realizar o corte de seus fios, pois esses terão experiência para realizar o corte com segurança.

Caso você esteja insegura com o profissional ou o modelo que quer, leve para o cabeleireiro fotos de inspirações e referências para o modelo que você quer copiar.

Mas se mesmo assim você quiser se arriscar a cortar a franja em casa, separamos algumas dicas e orientações que serão importantes de serem seguidas antes de realizar o corte de forma caseira.

Siga o passo a passo para cortar sua franja no estilo cortininha em casa:

Passo 1 – Separe uma mecha na parte anterior e faça uma divisão ao meio;

Passo 2 – Faça uma secção triangular no topo da cabeça e prenda o restante do cabelo em um coque para trás;

Passo 3 – Vá separando pequenas mechas das laterais para o centro, da mecha que foi inicialmente separada. Após ir colocando pequenas mechas atrás das orelhas, vá cortando a mecha que sobrar no meio sempre menor que a anterior;

Vale lembrar que você deve torcer uma vez o cabelo antes de cortar.

Passo 4 – Após cortar o cabelo ao estilo degradê, corte as pontinhas com a tesoura na vertical para melhorar o aspecto do volume;

Passo 5 – Sua franja cortininha está pronta e você pode usá-la partida ao meio ou lateralmente.

Estilos de penteados que combinam com a franja cortininha

Hoje em dia todas as mulheres procuram por penteados para diversas ocasiões sejam elas eventos formais ou informais.

É fato que sempre que ocorre algum tipo de ajuntamento, as mulheres querem se arrumar e estar sempre mais bonitas. Frente a isso, separamos alguns tipos de penteados simples e fáceis de fazer que combinam muito bem com o estilo de franja cortininha.

– Cabelo solto: o cabelo totalmente solto é considerado um penteado desde que finalizado de forma correta e bonita. As franjas cortininha combinam muito bem com esse tipo de penteado e você ainda pode usar e abusar de vários acessórios como tiaras e presilhas.

– Rabo de cavalo e coque: o rabo de cavalo e o coque são penteados clássicos que dão certo para qualquer ocasião, pois além de serem lindos, são super fáceis de serem feitos. O rabo de cavalo pode ser feito no cabelo todo ou só em metade dele, assim como o coque que pode ser totalmente preso ou semipreso (que configura um estilo mais despojado e jovial). Em ambos os estilos, a franja cortininha pode ser deixada solta complementando o penteado e deixando-o mais sofisticado.

– Half Bun: tipo de penteado com coque no topo da cabeça, este penteado combina muito bem com a franja cortininha que pode ser deixada solta contornando e emoldurando o rosto.

Deixe uma resposta