Publicidade - OTZAds

Estilos de decoração: descubra qual o seu!

Os diferentes estilos de decoração são condições especiais que irão dar a qualquer ambiente um toque único e pessoal. Isso porque eles alinham itens, móveis, lustres, construções ou reformas dentro de um único contexto.

Entretanto, se houver a utilização de forma discrepante ou com uma combinação de muitos estilos, isso pode comprometer a harmonia da decoração. 

<
Publicidade - OTZAds

Alguns, inclusive, preferem utilizar guardar móveis quando decidem que alguns itens não conversam com a decoração escolhida.

Por isso, fizemos um artigo exclusivo para explicar os principais estilos de decoração, onde a aplicação de cada um funciona melhor e como utilizá-los. Confira conosco e boa leitura!

estilos de decoração
Loft bar decoration style. Photo was taken in Quebec Canada.

Por que escolher um estilo de decoração para sua casa?

Primeiramente, é importante explicar que a decisão por um dos estilos de decoração é algo absolutamente pessoal. Ou seja, é possível optar por qualquer tipo de decoração, não importa o tamanho do seu espaço ou onde ele se encontra.

Porém, o ideal é que se compreenda melhor cada detalhe dos diferentes estilos, a fim de que não gere uma confusão entre diversos estilos que destoe da proposta inicial.

Para isso, o melhor é entender o que define os principais estilos de decoração. Vamos a eles.

estilos de decoração

Estilo retrô: um toque de passado em sua casa

Para começar, nada melhor do que falar sobre o estilo retrô. Isso porque ele é um dos estilos de decoração que nunca saem de moda e remete a uma atmosfera nostálgica.

Em outras palavras, pensar em uma composição retrô não significa necessariamente uma abordagem própria, e sim, trazer de volta uma contexto de outra época.

Publicidade - OTZAds

Logo, a principal característica aqui é apostar em tons pastéis e cores vivas, onde tonalidades intensas e suaves se organizam. Em resumo, no estilo retrô é bastante comum a iluminação indireta, mobílias e espelhos em formas redondas, molduras com ornamentos, estampas florais e padrões geométricos.

É possível optar pelo retrô tanto em um único ambiente quanto em toda a casa.

Clássico: um toque de luxo entre os estilos de decoração

Clássico: um toque de luxo entre os estilos de decoração

O segundo estilo que trouxemos é o clássico e ele é um dos estilos de decoração mais procurados por quem pensa em luxo e detalhes. Em outras palavras, assim como o estilo retrô, ele remete a uma mistura para proporcionar um ambiente incrível.

Tanto para ambientes menores quanto amplos, optar pelo estilo clássico é decidir por contrastes entre superfícies com tons neutros e objetos com cores fortes.

De modo geral, a paleta de cores aposta em acessórios chamativos, acabamentos de alta qualidade e itens volumosos. Por exemplo, tapetes grandes e felpudos, cortinas pesadas e peças com estofamento.

Por sua vez, na estrutura, o estilo clássico investe em mármores, granitos e outros materiais pesados e com sofisticação.

estilos de decoração
Wide angle view of spacious and comfortable open plan coworking office environment with tables for four, living room-style sitting area, and modern rustic decor.

Estilo moderno

Da mesma forma que a corrente modernista foi essencial para a evolução da arquitetura, ela se tornou um dos estilos de decoração que alia funcionalidade com design.

Entretanto, a praticidade fica em primeiro plano em relação à esteticidade e aos elementos decorativos.

Em resumo, é possível definir o moderno com um dos estilos de decoração que apostam na simplicidade e união de espaços diferentes que proporcionam facilidades ao dia a dia. Por isso, ele investe em linhas retas, móveis planejados, tons neutros, luz branca e integração de ambientes.

Tema rústico

A proposta do estilo rústico de decoração é realizar combinações simples que fujam da monotonia. Para isso, ele utiliza de recursos com cores, estampas e matérias-primas que remetem a menor sofisticação e a produtos mais brutos.

Por exemplo, utilizando de cores da natureza, plantas, peças artesanais e muitos tecidos, como mantas, tapetes e outras peças.

A rusticidade é um elemento muito importante entre os estilos de decoração de cidades mais frias, uma vez que pode oferecer elegância com uma estrutura que retem calor. Por exemplo, madeiras, pedras e tijolos maciços.

Estilo de decoração industrial

Assim como acontece no estilo moderno, o industrial aposta em ambientes integrados a partir de um conceito de espaço aberto.

Sua inspiração vem das antigas casas de Nova Iorque que ocupavam espaços em fábricas ou frigoríficos. Dessa forma, ele propõe uma estrutura similar a de um galpão, e se inspira em uma aparência menos moderna e mais rudimentar.

Esse é um dos estilos de decoração que desconsidera uma disposição funcional do espaço. Ou seja, não é necessário pensar em muitas divisões e o acabamento metálico é bem recorrente.

Além disso, é comum que instalações e estruturas expostas façam composição junto aos demais itens, como por exemplo, fios, vigas, tubulações e cabos que podem permanecer à vista.

Oriental

O estilo de decoração oriental é típico de quem procura um ambiente mais relaxado e que remeta a países como a China, o Japão ou a Coreia.

Isso porque ele investe em ambientes que ofereçam, antes de qualquer coisa, aconchego.

É possível apontar as escolhas de tons suaves, divisórias leves, móveis baixos e arranjos naturais de flores, a fim de transformar o espaço em um lugar de tranquilidade e calma.

Ambiente vintage

Muitas pessoas costumam confundir o estilo retrô com o vintage. E já que explicamos sobre o primeiro logo acima, é importante fazer esta distinção.

Em resumo, enquanto o retrô aposta em resgatar certo estilo, o vintage reutiliza móveis antigos e conservados para compor o ambiente. Em outras palavras, penteadeiras, camas, cômodas e outras mobílias se mesclam para dar um ar de décadas passadas.

Para isso, tons pastéis e formas arredondadas são a grande aposta!

Outros estilos de decoração

Além dos estilos de decoração explicados anteriormente, vale a pena citar o estilo romântico (com objetos e itens que inspiram delicadeza), o minimalista (que pode ser combinado com propostas mais clean) e o pop art (mais descontraído e remetendo à arte).

Conclusão

Não existe um único estilo ou ainda aquele que é melhor ou mais interessante que outros. Sempre irá depender de como você quer determinado ambiente e quais suas preferências e gostos.

Afinal, ainda que diferentes estilos possuam regras próprias, é possível combiná-los ou trocar toda a decoração de tempos em tempos, não é mesmo?

Publicidade - OTZAds

Dai Vieira

24 anos, Administradora, Especialista em Marketing Digital, apaixonada por moda e pelo mundo dos blogs. Te ajudo a criar um blog de sucesso, basta agendar uma consultoria. Aqui você encontra tudo sobre moda, beleza, decoração, comportamento, dicas para blog e muito mais.

Deixe uma resposta