Publicidade - OTZAds

Organizar sua rotina: Um método incrivelmente fácil que funciona para todos

Com essas cinco dicas, você finalmente conseguirá organizar sua rotina de uma vez por todas.

Algumas pessoas, mesmo sabendo tudo o que precisam fazer no dia a dia, veem a organização da rotina como um grande desafio. Mesmo tendo em mente as vantagens que isso pode trazer para elas, como melhorar a qualidade de vida e até mesmo economizar tempo em tarefas, existe uma série de fatores que as impedem de estabelecer hábitos em seu dia a dia.

<
Publicidade - OTZAds

Por isso, para organizar a rotina, é importante sempre ter em mente que é necessário mais disciplina do que motivação: seja para passar a roupa que falta, fazer o trabalho do home office, organizar o roupeiro ou fazer marmitas para semana, é necessário criar o hábito e se concentrar em deixar a tarefa pronta.

Agora que você já sabe disso, veja estas outras dicas de como organizar sua rotina de uma vez por todas!

Planeje suas atividades e compromissos

organizar sua rotina

Se você tem uma consulta médica, combinou um jantar com um amigo ou tem um compromisso, lembre-se sempre de anotar isso na sua agenda e se planejar com antecedência para conseguir cumprir o que você precisa.

Afinal, não existe nada pior para a rotina do que descobrir que você tem algo para fazer em cima da hora — isso atrapalha todas as outras atividades que você pode ter planejado para aquela ocasião.

Trace metas para organizar suas rotina

Mesmo que sejam metas pequenas, é importante traçá-las para saber onde você quer chegar: seja terminar um bordado que você começou a aprender ou consertar o armário da cozinha.

Anote suas metas e estabeleça prazos. Assim, você sempre lembrará e poderá visualizar o que precisa fazer e até quando você tem para conseguir realizá-las. E não se culpe se você não conseguir cumpri-las logo da primeira vez: demora um tempo até colocar tudo nos eixos.

Defina horários e prioridades

Escolha horários para realizar cada uma das tarefas que você tem em seu dia. Isso te ajuda a estabelecer prazos, tempo para cada tarefa e ainda evita que você se esqueça de entregas e outros compromissos que você possa ter.

Publicidade - OTZAds

Além disso, definir horários pode ser ótimo para quem é mais produtivo em certos períodos do dia: assim, é possível realizar tarefas mais importantes em horários de mais produtividade.

Além de definir horários, é preciso definir também suas prioridades. Defina as tarefas que devem ser feitas antes que as demais e as priorize. Assim, você não precisará correr para entregá-las  — e ficar ansioso por isso.

Delegue tarefas

Muitas vezes, o problema para as pessoas organizarem a rotina é que elas têm muitas coisas a fazer e pouco tempo para isso. E, muitas vezes, essas tarefas podem ser feitas por outras pessoas que estão ao seu redor.

Por isso, não hesite antes de delegar tarefas, seja em casa ou no trabalho. Se seu companheiro ou filho não está fazendo nada e pode lavar a louça para contribuir com a organização da casa, por que não pedir para ele? Se algum colega de trabalho tem as ferramentas para realizar uma função que você não tem tempo para realizar, por que não negociar e delegar a tarefa para essa pessoa?

Tire 5 minutos toda noite para colocar tudo no lugar

Se você é uma daquelas pessoas que sempre tem inúmeras coisas a fazer pela casa toda manhã, comece a reservar 5 minutos à noite para organizar a casa — ou seja, colocar algumas coisas no lugar.

Use esse tempo para arrumar almofadas, guardar sapatos, limpar a pia, colocar livros no lugar certo e até mesmo para dar uma varrida na casa ou tirar pó de algum móvel. Assim, você, além de não ter que cumprir tarefas cansativas pela manhã, sempre terá sua casa arrumada.

Publicidade - OTZAds

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: