Alguns craques estão entre os “vovôs” da competição

A medicina esportiva e os métodos de preparação física evoluem a cada ano no futebol. Por isso, hoje em dia, é comum vermos atletas no mais alto nível do esporte mundial com mais de 35 anos de idade, por vezes até próximos aos 40. Assim sendo, confira os 10 jogadores mais velhos que jogarão a Copa do Mundo do Catar:
Alfredo Talavera – México – 40 anos
Titular do Juarez-MEX, o goleiro possui longa carreira em diversos times mexicanos, 11 anos de seleção e irá para sua terceira Copa do Mundo na reserva de Guillermo Ochoa, outro nome histórico do futebol local.
Atiba Hutchinson – Canadá – 39 anos
Nascido no dia 8 de fevereiro de 1983, Hutchinson é titular na zaga do Canadá há 19 anos. Após boa passagem no PSV, chegou ao Besiktas em 2013 e tem carreira consolidada na Europa.
Pepe – Portugal – 39 anos
Terceiro jogador mais velho da Copa do Mundo, 18 dias mais novo que o vice-líder do ranking, o zagueiro do Porto ainda joga em alto nível em um grande europeu e, se estiver recuperado de lesão muscular, será titular em seu quarto mundial.
Eiji Kawashima – Japão – 39 anos
Desde 2007 na seleção japonesa, o goleiro vai para a quarta Copa do Mundo de sua carreira, e, pela primeira vez, deve ser reserva. Com 12 anos de experiência no futebol europeu, atualmente defende o Strasbourg, da França.
Daniel Alves – Brasil – 39 anos
Homem de confiança de Tite, Dani Alves deve ser reserva de Danilo na lateral-direita. É o jogador mais velho a disputar a competição pela Seleção Brasileira. Será sua terceira Copa, depois de ficar fora por lesão em 2018.
Remko Pasveer – Holanda – 39 anos
Dono de uma carreira de duas décadas, cresceu de produção nos últimos três anos, se tornou titular do Ajax em 2022 e em setembro foi chamado para a seleção holandesa pela primeira vez.
Thiago Silva – Brasil – 38 anos
Vai para o seu quarto mundial, o terceiro como titular, e mais uma vez é um dos capitães da Seleção Brasileira. Apesar da idade, ainda é uma das referências da defesa do Chelsea na Premier League, a mais badalada do planeta.
Cristiano Ronaldo – Portugal – 37 anos
Cinco vezes melhor do mundo e jogador que mais marcou gols por uma mesma seleção em toda a história, com 117 gols por Portugal, CR7 disputará sua quinta Copa do Mundo, igualando recorde de Antonio Carbajal, Lothar Matthaus, Buffon e Rafa Márquez.
Daniel Vukovic – Austrália – 37 anos
Goleiro reserva dos “Socceroos”, Vukovic é um exemplo de atletas que chegam ao ápice com uma idade mais avançada, pois só se tornou peça frequente na seleção em 2017, aos 32 anos, e, em 2022, disputará sua segunda Copa.
Steve Mandanda – França – 37 anos
Colocado na reserva do Olympique de Marseille por Jorge Sampaoli, se transferiu para o Rennes, onde reencontrou a boa fase. Com a lesão de Maignan, do Milan, o goleiro não correu mais riscos de ficar de fora de sua terceira Copa.
Como prolongar a carreira do jogador?
Com o passar do tempo, a recuperação muscular do atleta fica mais lenta e as fibras perdem força. Para amenizar os efeitos negativos, são necessários exercícios constantes de fortalecimento, equipamentos para acelerar a regeneração dos tecidos, descanso e alimentação adequados, além de suplementações como whey protein concentrado, glutamina e aminoácidos.
Pingback: Futebol na europa - Grandes jogos no mês de fevereiro - Crescendo aos Poucos