Imagine um serviço de saúde a distancia, imaginou? Isso é Telemedicina, quando a palavra nos vem a gente já pensa logo medicina por telemarketing, e é quase isso. Vamos a uma definição simples sobre o que é a telemedicina:
A Telemedicina pode ser definida como um recurso tecnológico e de comunicação idealizado com o propósito de aperfeiçoar o atendimento médico e a saúde do paciente, ou seja, através da telemedicina os profissionais de saúde podem trocar informações, pareceres e informações a distancia, através da internet e intranet. Outros meios de comunicação utilizados por esse tipo de serviço são telefones fixos e celulares, tablets e outros.
Importância da Telemedicina
Com o avanço tecnológico tudo tende a mudar, e com a medicina não poderia ser diferente, por isso a telemedicina é considerada um serviço tão importante e relevante para a sociedade atual, isso traz inúmeras vantagens como: redução de tempo e custos, acesso rápido a especialistas em casos de acidentes e emergências, diminui a ida a hospitais superlotados, e várias outras vantagens.
Mas uma vantagem bastante importante é sua aplicação na assistência médica acessível a pequenas comunidades em regiões geográficas e/ou socioculturais distantes dos grandes centros urbanos. Pois a escassez de profissionais nessas áreas de risco é um problema recorrente, e a telemedicina facilita na assistência a essas áreas de risco, impedindo que os problemas de saúde se agravem.
Quer saber mais sobre telemedicina? Conheça a Plataforma Conexa, uma plataforma de telemedicina com objetivo de atuar como prevenção e levar medicina para todo pais, ela utiliza a telemedicina para tornar os processos médicos mais ágeis e aumentar a resolutividade dos atendimentos, evitando assim visitas desnecessárias à emergência.
*ESSE É UM POST PATROCINADO