Dividir apartamento: será que vale a pena?

Um dos meios mais comuns para as pessoas saírem de suas casas na atualidade é quando estas fazem um acordo de dividir o apartamento. Esta é uma relação que não se atém somente a casais, contemplando amigos ou colegas a fim de conseguirem a tão sonhada liberdade.

Publicidade - OTZAds

Uma alternativa totalmente válida para aqueles que são responsáveis o suficiente para colocar as responsabilidades conjuntas acima de tudo. Mas ela pode ir além de somente dividir a moradia.

No artigo de hoje, apresentaremos para você, caro leitor, alguns pontos de se dividir apartamento. Solução esta que pode ser muito viável para diversas situações.

Aproveite e boa leitura!

dividir apartamento

Dividir apartamento é uma saída das dívidas

<
Publicidade - OTZAds

Por estarem iniciando a vida agora, muitos jovens vêm inclinados a dividirem um apartamento, procurando uma maneira mais fácil de arcar com as dívidas e responsabilidades de um lar.

Geralmente com amigos, estes encontram um lugar que agrade ambos e partem para a primeira de muitas experiências que estes viverão como adultos. Aqueles que possuem um parceiro ou uma parceira escolhem por partir nesta jornada junto a seus companheiros.

Publicidade - OTZAds

Por se tratar do início de suas vidas, ainda lhes faltará maturidade para lidar com as difíceis situações que um responsável por uma propriedade irá encarar. Mas, somente vivenciando que é possível adquirir experiência.

Mas esta não é uma escolha exclusiva de jovens aventureiros. Muitos amigos ou casais também optam por dividir apartamento quando se encontram em uma condição financeira interessante e planejam deixar o lar dos pais.

Diferente dos jovens, que estão no primeiro emprego e se encontram iniciando a vida adulta, estes já possuem uma maior vivência e maturidade, entendendo regras de boa convivência assim como responsabilidades necessárias para com o lar.

Aos casais, esta experiência fornece a possibilidade de avaliar se este tipo de vida ou se o parceiro atual lhes propicia a verdadeira oportunidade de formar uma vida. Experiência essa que se torna ainda mais intensa com a chegada de seus filhos.

Cuidados a se tomar

Antes que saia se mudando com alguém para dividir um apartamento, tenha certeza de que a pessoa com que você irá conviver é, realmente, confiável. E não apenas para preservar os seus pertences, mas também para evitar atritos na hora de pagar contas.

Publicidade - OTZAds

No começo, tudo é um cenário incrível, mas este pode mudar com devera rapidez quando as responsabilidades financeiras começam a bater em suas portas. Arcar com contas e obrigações fiscais está longe de ser uma tarefa fácil, e é preciso ter sabedoria nestas horas.

Dividir obrigações está longe de ser uma tarefa fácil. Grande parte das vezes, um dos lados tende a pensar que arca com mais deveres fiscais do que o outro, e isto pode acabar terminando em briga.

Confiança e responsabilidade são primordiais nestes casos, e se mostra cada vez mais necessário conforme os anos avançam. É com poucas pessoas que podemos, efetivamente, contar.

Publicidade - OTZAds

Não ache que conhece alguém apenas pelo período de amizade. Conviver é uma situação muito diferente e, por mais que a pessoa tenha um bom relacionamento com você há anos, isto não significa que ela é exatamente como você conhece.

Quantas vezes não pensamos conhecer alguém, e nos surpreendemos com diversas ações que esta pessoa em questão pode tomar. Aqui, isto poderá ser mostrado mais a fundo, uma vez que irão conviver 24 horas por dia.

Arriscado, mas pode valer a pena

Tomar a decisão de dividir apartamento com alguém nunca é fácil. Mas, uma vez que você tenha alguém que realmente possa confiar, e que esteja disposto a arcar com as responsabilidades assim como você, é possível sim que esta seja uma boa escolha. Principalmente para aqueles que almejam a independência de seus pais.

A experiência de viver com um amigo ou uma companheira será única, e irá agregar em muito a sua vida. Existirão situações complicadas, onde será necessário sabedoria para conseguir lidar, e existirão momentos divertidos, como a amizade de vocês foi por todo este tempo.

Laços de irmandade se formam em vários anos de amizade e, neste cenário, estes se tornam cada vez mais fortes, provando para ambos os lados que a pessoa com a qual você tanto gosta de conviver realmente estará contigo em todas as horas.

Claro que um dia isto irá acabar e cada um irá viver sua vida separadamente, mas as histórias e o carinho por esta época perdurará através dos anos.

Para aqueles que não desejam voltar

Esta também é uma opção válida para aqueles que se encontram em situação onde uma experiência passada de morar junto a companheiros ou companheiras não deu muito certo, e estes se viram na necessidade de separar.

Mas, muitas pessoas se sentem desconfortáveis ao morar novamente com seus pais e acabam por preferir oferecer a ideia a um amigo do que retornarem para o lar de seus progenitores.

Nesta situação, a escolha é tão interessante quanto no primeiro caso. Muitas pessoas, mesmo com a experiência não tão agradável, tomam o gosto por terem seu espaço e acabam por não quererem abrir mão deste.

Algo que terão de fazer caso acabem voltando aos seus antigos lares. Assim, estes juntam-se a amigos de confiança para viverem da maneira que melhor propiciar a eles.

Casais que não se separam

A vivência conjunta ao dividir apartamento colocará à prova a força do laço destes. Uma vez que aqui, a convivência fará toda a diferença no quesito de se este relacionamento irá, ou não, perdurar.

Para aqueles que não souberem lidar, querendo impor sua liberdade acima de tudo, já é dito de antemão que a probabilidade da relação ruir é, deveras, alta.

Mas, para os que estão dispostos a fazer dar certo, tratando cada dia como único ao lado do parceiro ou parceira, esta experiência, além de agradável, só irá provar que vocês tem o que é preciso para ficarem juntos.

dividir apartamento

Para se dividir apartamento, é necessário ter disciplina

Antes de se mudar com alguém para embarcar nesta experiência, pense muito bem para quem você está oferecendo a proposta e se está pessoa é realmente digna. As responsabilidades não esperam a boa vontade e se tornam cada vez mais exigentes conforme os dias passam. Neste cenário, uma amizade se fortalece ou desaparece.

E, para aqueles que precisam de ajuda financeira para colocar as dívidas em dia, a CashMe oferece os melhores preços e pacotes de crédito com garantia de imóvel que este mercado pode oferecer. Com a CashMe, tudo é possível!

Dai Vieira

24 anos, Administradora, Especialista em Marketing Digital, apaixonada por moda e pelo mundo dos blogs. Te ajudo a criar um blog de sucesso, basta agendar uma consultoria. Aqui você encontra tudo sobre moda, beleza, decoração, comportamento, dicas para blog e muito mais.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: