Vai se mudar? Veja como organizar um chá de casa nova
Evento pode ser feito por qualquer pessoa que vai para uma casa nova. Veja como criar uma festa de chá de casa nova.
O chá de panelas surgiu para apoiar os noivos que precisavam de uma ajuda para montar a cozinha da casa. Com o tempo, esse hábito se modificou para o chá de casa nova, que pode ser feito até depois da lua de mel. O objetivo é ainda mais amplo: agora, os convidados podem contribuir com itens da casa inteira.
Engana-se, porém, quem pensa que apenas casais podem aderir ao evento. Afinal, quem vai morar com amigos ou sozinho também precisa de uma cafeteira, um jogo de panela, louça e itens de cama, mesa e banho. Um chá de casa nova vem justamente para isso: ajudar quem está se mudando a ter o básico para se manter.
Quando marcar
Para quem vai se casar, o ideal é que o evento seja feito depois da lua de mel. Nessa época, os presentes de casamento já chegaram até a residência e houve tempo para se recuperar do estresse dos preparativos. Portanto, é possível analisar o que é realmente necessário para a nova casa.

Onde marcar
O mais bacana é marcar na nova casa, principalmente se ela for espaçosa. Os convidados se sentirão em uma “festa de inauguração” do novo lar. É também a opção ideal para quem mora sozinho, pois um espaço reduzido é mais fácil de administrar. Também dá aquele ar de algo íntimo e feito com carinho.
Se o local ainda estiver em obras, faça o chá de casa nova na residência antiga, como se fosse uma festa de despedida.
Por fim, se o novo lar for um apartamento, dá para fazer o evento no salão de festas ou na churrasqueira do prédio.
Lista de convidados
Antes de decidir o lugar do chá de casa nova, é preciso preparar a lista de convidados. Pegue papel e caneta para anotar todas as pessoas que deseja convidar. Depois, analise se o ambiente é capaz de comportar a quantidade de potenciais participantes.
Para quem deseja economizar, o convite de chá de casa nova virtual é consideravelmente mais em conta. Além disso, ele permite saber com mais precisão quem realmente estará na festa. No entanto, quem prefere fazer o convite físico pode investir em uma arte caprichada para valorizar o evento.
O que servir
Normalmente, um chá de casa nova ocorre à tarde e pode seguir pela noite. Portanto, costuma ter salgadinhos, docinhos, bolos e refrigerante, mas dá para incluir frutas, sucos e iogurte. Quem deseja fazer um coquetel pode investir em bebidas e petiscos.
Se o casal preferir fazer um almoço ou jantar, pode investir em churrasco, feijoada, pratos tradicionais ou até mesmo em um evento temático.
O que pedir na lista de chá de casa nova
Primeiramente, anote tudo o que ainda está em falta na casa nova. É preciso equilibrar o que é realmente necessário e a realidade financeira dos convidados. Afinal, boa parte das pessoas sente dificuldades em comprar móveis para a própria casa. Confira o que pedir na lista de chá de casa nova!
Veja sugestões de itens muito úteis que não vão pesar no bolso dos participantes da festa:
Quarto
- protetores de travesseiro;
- protetores de colchão;
- cobertores e mantas;
- lençóis de elástico;
- jogo de cama;
- travesseiros;
- espelhos;
- fronhas.
Sala
- itens de decoração;
- capas para sofá;
- porta-retratos;
- almofadas;
- quadros;
- abajur;
- livros;
- puffs.
Cozinha
- kit com concha, escumadeira e espátula;
- suporte para detergente e esponja;
- potes plásticos para micro-ondas;
- abridores de latas e de garrafas;
- jarra de água e de suco;
- forma para bolo;
- jogo de panelas;
- garrafa térmica;
- toalha de mesa;
- jogo americano;
- panos de prato;
- taças de vinho;
- potes de vidro;
- sanduicheira;
- porta-copos;
- assadeiras;
- frigideiras;
- canecas.
Banheiro
- jogo de toalhas ou itens avulsos para rosto e corpo;
- porta-escova de dentes;
- tapetes antiderrapantes.
Lavanderia
- panos de algodão e microfibra;
- produtos de limpeza;
- pregador de roupas;
- panos de chão;
- vassouras;
- pá de lixo;
- flanelas;
- baldes;
- rodo;
- MOP.