Evento pode ser feito por qualquer pessoa que vai para uma casa nova. Veja como criar uma festa de chá de casa nova.
O chá de panelas surgiu para apoiar os noivos que precisavam de uma ajuda para montar a cozinha da casa. Com o tempo, esse hábito se modificou para o chá de casa nova, que pode ser feito até depois da lua de mel. O objetivo é ainda mais amplo: agora, os convidados podem contribuir com itens da casa inteira.
Engana-se, porém, quem pensa que apenas casais podem aderir ao evento. Afinal, quem vai morar com amigos ou sozinho também precisa de uma cafeteira, um jogo de panela, louça e itens de cama, mesa e banho. Um chá de casa nova vem justamente para isso: ajudar quem está se mudando a ter o básico para se manter.
Quando marcar
Para quem vai se casar, o ideal é que o evento seja feito depois da lua de mel. Nessa época, os presentes de casamento já chegaram até a residência e houve tempo para se recuperar do estresse dos preparativos. Portanto, é possível analisar o que é realmente necessário para a nova casa.

Onde marcar
O mais bacana é marcar na nova casa, principalmente se ela for espaçosa. Os convidados se sentirão em uma “festa de inauguração” do novo lar. É também a opção ideal para quem mora sozinho, pois um espaço reduzido é mais fácil de administrar. Também dá aquele ar de algo íntimo e feito com carinho.
Se o local ainda estiver em obras, faça o chá de casa nova na residência antiga, como se fosse uma festa de despedida.
Por fim, se o novo lar for um apartamento, dá para fazer o evento no salão de festas ou na churrasqueira do prédio.
Lista de convidados
Antes de decidir o lugar do chá de casa nova, é preciso preparar a lista de convidados. Pegue papel e caneta para anotar todas as pessoas que deseja convidar. Depois, analise se o ambiente é capaz de comportar a quantidade de potenciais participantes.
Para quem deseja economizar, o convite virtual é consideravelmente mais em conta. Além disso, ele permite saber com mais precisão quem realmente estará na festa. No entanto, quem prefere fazer o convite físico pode investir em uma arte caprichada para valorizar o evento.
O que servir
Normalmente, um chá de casa nova ocorre à tarde e pode seguir pela noite. Portanto, costuma ter salgadinhos, docinhos, bolos e refrigerante, mas dá para incluir frutas, sucos e iogurte. Quem deseja fazer um coquetel pode investir em bebidas e petiscos.
Se o casal preferir fazer um almoço ou jantar, pode investir em churrasco, feijoada, pratos tradicionais ou até mesmo em um evento temático.
O que pedir na lista
Primeiramente, anote tudo o que ainda está em falta na casa nova. É preciso equilibrar o que é realmente necessário e a realidade financeira dos convidados. Afinal, boa parte das pessoas sente dificuldades em comprar móveis para a própria casa.
Veja sugestões de itens muito úteis que não vão pesar no bolso dos participantes da festa:
Quarto
- protetores de travesseiro;
- protetores de colchão;
- cobertores e mantas;
- lençóis de elástico;
- jogo de cama;
- travesseiros;
- espelhos;
- fronhas.
Sala
- itens de decoração;
- capas para sofá;
- porta-retratos;
- almofadas;
- quadros;
- abajur;
- livros;
- puffs.
Cozinha
- kit com concha, escumadeira e espátula;
- suporte para detergente e esponja;
- potes plásticos para micro-ondas;
- abridores de latas e de garrafas;
- jarra de água e de suco;
- forma para bolo;
- jogo de panelas;
- garrafa térmica;
- toalha de mesa;
- jogo americano;
- panos de prato;
- taças de vinho;
- potes de vidro;
- sanduicheira;
- porta-copos;
- assadeiras;
- frigideiras;
- canecas.
Banheiro
- jogo de toalhas ou itens avulsos para rosto e corpo;
- porta-escova de dentes;
- tapetes antiderrapantes.
Lavanderia
- panos de algodão e microfibra;
- produtos de limpeza;
- pregador de roupas;
- panos de chão;
- vassouras;
- pá de lixo;
- flanelas;
- baldes;
- rodo;
- MOP.