Relacionamento

Como controlar o ciúmes?

homem-com-cic3bames-da-mulher-no-telefone

Você é ciumenta(o)? Sente ciúmes com frequência? O Ciúmes é algo que pode prejudicar muito um relacionamento e muitas vezes até acabar com ele, ninguém quer se sentir preso ou ficar dando satisfações o tempo todo, porque o namorado ou namorada, esposa ou esposo é ciumento.

Muitos relacionamentos acabam mal por conta do ciúmes, que é um sentimento bem predominante em pessoas inseguras, carentes, ou que tem medo de ser trocada. O ciúmes não tem raça, não tem cor, qualquer um pode sentir. E não é uma coisa apenas de casal, o ciúmes está presente em todas as relações e não apenas nas amorosas.

Pode ser uma irmã que tem ciúmes da irmã, um pai ou mãe que tem ciúmes dos filhos, ou em qualquer outra relação seja familiar, amorosa, de amizade ou até mesmo no ambiente do trabalho.

Sentir ciúmes é absolutamente normal, porém algumas pessoas exageram. Tem mulheres que tem muitos ciúmes do marido ou o contrário e isso causa inúmeras brigas, sofrimento e pode levar ao termino ou a coisas piores, infelizmente o feminicidio tem sido algo recorrente e muitos casos começam com ciúmes, por maridos extremamente ciumentos.

Por conta do ciúmes um ou o outro proíbe a pessoa de fazer coisas que gosta, de sair, de encontrar pessoas, de ter amigos e encontrar familiares, o ciumento sente ciúmes de todo mundo e é preciso ter cuidado.

Como controlar o ciúmes? 

Primeiro você precisa entender o seu grau de ciúmes, pois tem ciúmes normal e ciúmes exagerados. Primeiro reflita e entenda até que ponto você sente ciúmes da pessoa que ama.

Depois que você entender precisa saber estabelecer limites, sentir um ciuminhos aqui outro ali tudo bem, mas sentir ciúmes de todas as pessoas que a pessoa chega perto é demais.

Procure uma terapia e entenda porque você sente tanto ciúmes, pessoas que tem baixa auto-estima costumam ser bem ciumentas, pessoas que já foram enganadas ou traídas também. Por isso é necessário entender onde está o problema para sana-lo.

Converse com a pessoa de quem você sente ciúmes e explique como se sente, mostre que quer mudar isso e peça para ela não provocar, seja totalmente sincero, ela pode te ajudar a se livrar desse sentimento.

Como se livrar de uma pessoa ciumenta? 

Caso você esteja do outro lado da situação deve tomar algumas atitudes, se perceber que o ciúmes da pessoa está sendo abusivo você deve conversar com ela e deixa-la segura. Mas também precisa estabelecer limites e nunca ceder aos caprichos do ciumento.

Muitos ciúmes possessivos começam com as proibições o namorado fala da roupa curta, a mulher vai e troca a primeira vez e depois acaba não conseguindo se livrar, você não deve ceder se ele fala da roupa curta na primeira vez, você deve dizer que não tem problemas que quem está do seu lado é ele e isso que importa. Não mude suas roupas, comportamento, por causa de ninguém.

Faça a pessoa se sentir segura do seu lado. Se ele for ciumento ao extremo é hora de manda-lo procurar tratamento. Não esconda nada de seus amigos e familiares, peça ajuda se preciso, converse também com familiares e amigos do ciumento, eles podem ajudar.

Se a relação se tornar abusiva ou agressiva, procure ajuda na primeira vez para que não se torne algo recorrente e incontrolável.

Existe uma quantidade enorme de homens ciumentos e mulheres também, conheço mulheres que proíbem os parceiros de ir para lugares sozinhos, de sair com amigos, isso porque os homens tem fama de trair mais que as mulheres. Por isso tem mulheres que fazem escândalo, vigia o celular, controla os passos e sentem ciúmes descontrolados.

1 resposta »

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.