Comportamento

Como recuperar minha autoestima? Passo a Passo

Eu já fui a garota que pesquisava “como recuperar minha autoestima?” E posso dizer que realmente aprendi a me amar e hoje vou te ajudar a recuperar a sua autoestima.

Por um período da minha vida eu não me amava, me sentia fracassada e achava que nada daria certo na minha frente. O que acontecia era que eu tinha autoestima baixa. Pois a maioria das pessoas que sofrem com isso, não se sentem realizadas, acham que tudo sempre dá errado e realmente se sentem fracassadas.

Mas porque isso acontece? Porque nos sentimos desse jeito?

Na maioria das vezes quem não tem autoestima alta, são pessoas que sofreram críticas marcantes e que as traumatizou. Pessoas que sofreram bullying na infância e adolescência, são as que mais passam por esse problema. Apesar de não ser especialista no assunto, eu sinto que sei algo sobre isso, pois além de ter pesquisado bastante, também passei por essa situação.

Por isso separei um passo a passo de como recuperar a autoestima.

como recuperar minha auto
estima

Passo a passo para recuperar a autoestima:

Focar nas suas qualidades e não nos seus defeito:

O problema é que as pessoas começam a enxergar os defeitos que os outros colocaram. Dessa forma elas conseguem acreditar em defeitos que muitas vezes não existem. E assim esquecem de suas qualidades, começam a se sentir desconfortáveis consigo mesmo e inseguros. Por isso se a pessoa sofre de baixa autoestima deve procurar focar em todas as suas qualidades. A dica é anotar todas as suas qualidades em um papel e sempre que se sentir inseguro ler o papel e se lembrar de todas as qualidades que possui.

Parar de se comparar com outras pessoas:

Quem tem problemas de autoestima, tem uma mania de se comparar com o outro. Mas geralmente a grama do vizinho é sempre mais verde, então a gente costuma achar que o outro está sempre à frente ou acima. Depois que eu parei de me comparar com outras pessoas que eu julgava ser melhor do que eu. Passei a entender que ninguém é melhor que ninguém.

Pensamento positivo:

Pessoas com problemas de autoestima costumam ter pensamentos negativos. Elas acham que tudo vai dá errado, só que o pensamento tem força e atrai o que você pensa. Então pensar positivo é crucial no processo de recuperar a autoestima.

Se afastar de pessoas que só te empurram para baixo:

Nem todo mundo é seu amigo, e eu descobri isso da pior maneira. Pessoas que se dizem amigos, mas dão risada das piadas que fazem sobre você. Que não acrescentam na sua vida, e que tentavam o tempo todo te fazer sentir inferior. Depois que se afastar dessas pessoas e dar espaço para outras que não te olham de cima e que você pode agir naturalmente quando está com elas. E a mudança começa.

2 respostas »

Deixe uma resposta