Saúde

Aprenda a como montar um kit de higiene bucal para o dia a dia

Um kit de higiene bucal para o dia a dia pode garantir que seus cuidados bucais se mantenham adequados, mesmo na correria cotidiana.

Isso porque, realizar a higiene bucal é fundamental para os cuidados com a saúde e manutenção do pH, mucosa e flora bacteriana, evitando inflamações, dores e incômodos.

São muitos os produtos disponíveis para tornar a limpeza mais eficaz, e todos eles têm grande importância nas condições da saúde geral.

Confira a seguir dicas de como montar o kit de higiene bucal com produtos que, quando utilizados da maneira correta e com orientação profissional especializada, permitem uma higiene satisfatória, seja nos dentes naturais ou após a aplicação de lentes de porcelana, visto que a regularidade da higienização é tão importante quanto o processo em si.

Como a saúde bucal afeta a saúde geral?

Uma boca saudável ajuda a equilibrar a saúde do corpo inteiro, prevenindo doenças mais complexas, visto que os sistemas se relacionam e a cavidade é a responsável pelo acesso das bactérias aos demais tecidos corporais.

Assim, ao cuidar da cavidade adequadamente, com as três escovações mínimas diárias, pode-se evitar diversos problemas, como cáries, perda dentária e inflamações gengivais.

Já com relação ao corpo, previne-se quadros relacionados a problemas cardíacos, vasculares na fala e respiratórios. 

Pessoas com diabetes também precisam de atenção redobrada na saúde da boca. Afinal, as bactérias podem ocasionar novas inflamações e trazer dificuldade de cicatrização, impactando os demais tratamentos.

Mais ainda, a diabetes pode aumentar a acidez bucal, também prejudicando a dentição, demonstrando a relação complexa entre os quadros.

Produtos de higiene essenciais para seu kit

Antes de pensar em um kit para cuidar dos seus dentes, é preciso considerar que esse material precisa ser compacto, de modo a caber na necessaire que será levada ao trabalho ou viagem, por exemplo, mas garantindo a qualidade de higienização.

Assim, também é importante que apenas os itens essenciais componham o kit, realizando a devida higienização bucal sem sobrecarregar a bolsa.

Além disso, é importante perguntar ao profissional quais são os produtos corretos para sua condição bucal, pois podem existir necessidades específicas.

Os itens cruciais para compor um kit de higiene são: 

  • Creme dental adequado (com flúor ou para dentes sensíveis);
  • Escova de dentes;
  • Fio dental;
  • Enxaguante bucal.

Deste modo, com o kit correto, garante-se um sorriso mais bonito, limpo e, acima de tudo, saudável.  

Inclusive, cabe ressaltar que se houver o uso de estruturas de tratamento como as  facetas de resina, cuidados ainda mais dedicados podem ser necessários em relação à higienização e à alimentação.

Por isso, não hesite em questionar o dentista responsável pelo acompanhamento quais as principais orientações para uma melhor higiene e quais as práticas diárias necessárias para a qualidade e durabilidade da lente.

Kit para usuários de aparelho ortodôntico

Seguindo na linha de procedimentos realizados e que podem demandar cuidados específicos, pacientes que possuem aparelho ortodôntico fixo ou aparelho dental de porcelana podem precisar de um Kit complementar para a higiene diária. 

Normalmente, são itens necessários:

  • Fio dental e passador de fio;
  • Escova ortodôntica;
  • Escova interdental;
  • Enxaguante bucal;
  • Creme dental.

Já no caso das estruturas móveis, ainda pode ser necessário uma escova própria para o aparelho.

Com relação às escovas, o modelo ortodôntico possui um formato especial, com uma canaleta central e cerdas em “V”.

Já a interdental é utilizada para remover restos de alimentos e bactérias que ficam entre os dentes e o aparelho, em espaços que o fio dental e a escova muitas vezes não alcançam ou têm acesso dificultado por conta do braquete.

Assim, para manter a qualidade dos alinhadores invisiveis ortodonticos fixos, é interessante também fazer uma higienização mais cautelosa e detalhada, e sempre que necessário realizar a profilaxia junto ao profissional.

Já no caso dos modelos móveis, já mencionados, as estruturas precisam ser removidas antes das refeições para preservar sua integridade e qualidade no tratamento, o que reduz o acúmulo das bactérias e resíduos, além de facilitar a limpeza da estrutura e boca.

Mantenha a visita ao consultório dentista

Mais do que adotar os cuidados frequentes com a higienização, para alcançar um sorriso “perfeito”, é crucial ter o profissional, que normalmente se dá uma vez a cada seis meses.

Além disso, somente o dentista consegue verificar se não há presença de doenças ou mesmo ofensores para a saúde, tratando adequadamente cáries e gengivites ainda em estágio inicial – agregando mais qualidade de vida e otimizando os tratamentos. 

Assim, se o dentista perceber algum problema, como a placa, será feita uma limpeza profunda para remover as bactérias antes que ela se torne algo mais grave, como a periodontite que afeta os tecidos de sustentação dos dentes.

Por fim, cabe ressaltar que o acompanhamento e higienização após a colocação de aparelho transparente ou mesmo um implante dentário devem ser ainda mais regulares e cautelosas, principalmente nos primeiros dias após o tratamento. 

Isso porque a região fica mais sensível, mas as inflamações ainda podem ocorrer no tecido gengival próxima ao aparelho e/ou que sustenta a peça implantada.

Considerações finais

Seguir os cuidados com a higiene bucal mantém os dentes e gengivas saudáveis e livre de doenças.

Para que isso seja possível, é crucial ter o compromisso com a escovação completa três vezes ao dia, com os movimentos corretos e uso do fio dental, e recorrer aos kits de higiene é determinante para manter essa rotina em viagens ou período de trabalho, preservando a qualidade dos dentes.

Além disso, diminuir o consumo de açúcar e demais produtos que podem ser nocivos e fazer o acompanhamento odontológico, são outras práticas que contribuem para que o sorriso fique sempre saudável.Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Lógica de Mercado, uma rede de conteúdos para alavancar negócios e proporcionar mais qualidade de vida e saúde.

Categorias:Saúde

Deixe uma resposta