Como o consumo de açúcar afeta o corpo?

Você sabe como o açúcar realmente afeta nosso corpo?

remedio para emagrecer

Especialistas em medicina e nutrição consideram alguns alimentos freqüentemente consumidos como responsáveis pelo surgimento de doenças de natureza diferente.

Sem ir mais longe, o açúcar tem estado em foco há décadas, dados os estudos científicos que corroboram seus efeitos nocivos sobre o corpo. Na verdade, existem muitos especialistas que aconselham reduzir ou eliminá-lo completamente da nossa dieta.

Em primeiro lugar, devemos saber que esta substância está presente na maioria dos produtos que encontramos no supermercado, mesmo naqueles com um sabor salgado, como picles ou pão.

A leitura cuidadosa dos rótulos desses alimentos nos ajudará a controlar a quantidade de açúcar que consumimos, embora, como veremos mais adiante, às vezes esses dados confusos.

Efeitos do açúcar no corpo

Como dissemos anteriormente, os estudos falam sobre o açúcar como um alimento prejudicial para o organismo, se o ingerirmos em excesso.

Nesta linha, está associado ao aparecimento de problemas como os seguintes:

  1. Ganho de peso Em geral, alimentos ricos em açúcar contêm uma alta porcentagem de calorias e gorduras saturadas. Essa ingestão calórica excessiva provoca aumento de peso e aumenta o risco de sobrepeso e / ou obesidade. Tirar o açúcar da sua dieta fará fazer você perder barriga mais rápido.
  2. Retenção de líquidos. Isso envolve inchaço em áreas como as mãos, pernas e contorno dos olhos, bem como a aparência de olheiras, varizes e veias da aranha. Naturalmente, também afeta negativamente a circulação sanguínea.

O alto consumo de açúcar reduz a quantidade de dopamina no cérebro, razão pela qual cria dependência e favorece o aparecimento de episódios depressivos.

  1. Problemas dentários. O açúcar é o principal substrato das bactérias presentes na boca, que por sua vez dão origem às temidas caries. Quanto maior a ingestão de açúcar, maior a atividade dessas bactérias, de modo que nossos dentes, ossos e gengivas sejam afetados.
  2. Condições da pele O excesso de açúcar faz com que em nosso organismo mantenha o nível de vitamina C mais baixo, o que favorece o aparecimento de rugas na pele e a aceleração do envelhecimento. Além disso, os açúcares estimulam a atividade das glândulas sebáceas, que se manifesta no aparecimento da acne e manchas na pele.
  3. Doenças cardiovasculares. Açúcar adiciona elementos prejudiciais ao nosso sangue, o que dificulta a sua circulação. Como resultado, as artérias têm que se sobressair e a tensão aumenta, o que significa que o coração precisa bater mais forte. Assim, o consumo dessa substância está associado a problemas cardiovasculares.

Efeitos do açúcar no cérebro

O alto consumo de açúcar reduz a quantidade de dopamina no cérebro, sendo esta uma substância química relacionada ao prazer e à memória.

Esta é a razão pela qual cria-se dependência e porque favorece o aparecimento de episódios depressivos. De fato, alguns especialistas comparam seus efeitos com os do tabaco e drogas.

Lista de alimentos sem açúcar

Embora a maioria dos alimentos que encontramos nos supermercados convencionais apresentem um alto nível de açúcares, podemos encher nosso carrinho de compra com outros produtos livres dela. Alguns deles são:

  1. Frutas
  2. Produtos lácteos naturais.
  3. Vegetais não processados.
  4. Carne não processada.
  5. Leguminosas
  6. Ovos
  7. Peixe
  8. Azeite de oliva.
  9. Algumas frutas.

Naturalmente, esses alimentos devem ser naturais e não processados, para que não tenham sido adicionados açúcar ou outras substâncias nocivas.

 “Sem adição de açúcar”

Neste sentido, devemos saber que, em muitos casos, a rotulagem do produto não informa adequadamente o consumidor sobre os ingredientes que ele realmente contém.

Em mais de uma ocasião, iremos encontrar o slogan “Sem adição de açúcar”, assumindo que é mais saudável e menos calórico do que outros.

No entanto, na maioria dos casos, é uma estratégia de marketing simples que aproveita a falta de conhecimento do cliente para alcançar um maior número de vendas.

Assim, muitos desses produtos são adicionados uma grande quantidade de gordura para imitar o bom gosto que o açúcar alcançaria como um ingrediente.

Além disso, adoçantes são frequentemente adicionados, os quais não deixam de ser substâncias químicas e são artificialmente manipulados.

Por estas razões, é importante ler atentamente as informações na embalagem desses produtos

E ae, você ainda vai continuar utilizando açúcar para preparar suas refeições depois de tudo isso?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.