Skincare de verão: mais tempo no sol requer mais atenção à pele

Publicidade - OTZAds

O período mais quente do ano favorece o aparecimento de alguns problemas de pele; confira algumas dicas de como deixá-la mais saudável nesta estação.

skincare
Créditos:iStock

Com a chegada da estação mais quente do ano, é importante tomar alguns cuidados com a saúde, em especial a da pele. Neste período, em que muitas pessoas mudam sua rotina,  tirando férias e aproveitando melhor o tempo com a família e os amigos, a pele pode ficar mais sensível e suscetível a mudanças, impactando diretamente na sua saúde. Para evitar o aparecimento de problemas e mal-estar, é importante tomar alguns cuidados para manter a pele e o corpo saudáveis.

<
Publicidade - OTZAds

Normalmente, não pensamos na pele como um órgão, mas ela é, na verdade, o maior órgão do corpo humano. Em contato constante com o ambiente externo, no verão transpiramos mais, e a exposição aos raios solares torna-se ainda maior, com o uso de roupas mais curtas e frescas como bermudas, shorts, regatas, tops ou trajes de banho. Além disso, costumamos visitar a praia e entramos na água salgada, frequentamos piscinas com cloro e outros produtos químicos, usamos ar-condicionado no trabalho, no carro e em casa, por exemplo.

A mudança de hábitos e o clima mais quente podem prejudicar a saúde da pele, comprometendo sua vitalidade, aparência e tornando-a mais suscetível ao aparecimento de complicações como queimaduras, ressecamento e insolação. Entretanto, é possível implementar algumas práticas no dia a dia para dificultar o surgimento desses incômodos, como os pontos a seguir.

Hidratação do corpo

Como no verão a transpiração é mais intensa, é de suma importância tomar bastante líquido para repor a água perdida nesse processo. Uma pele bem-cuidada e saudável começa pela hidratação de dentro para fora. É recomendável que uma pessoa adulta beba pelo menos 2 litros de água por dia. Para variar, também é possível optar por água de coco, sucos naturais, principalmente de frutas da estação, como abacaxi, maracujá e melancia, ou chás gelados.

Passar protetor solar

O protetor é o principal aliado para manter a pele saudável. Apesar de ele ser um item necessário durante todo o ano, é no verão que ele desempenha um papel ainda mais importante. É recomendável que o protetor seja aplicado 15 minutos antes da exposição ao sol, e deve ser aplicado por toda a pele, de maneira uniforme. A aplicação deve ser renovada a cada 2 horas, ou em um tempo mais curto, caso haja transpiração excessiva ou se entrar no mar ou na piscina.

O produto protege a pele dos raios solares e previne o aparecimento de manchas, queimaduras, insolação, câncer de pele e o envelhecimento precoce. Para garantir esses benefícios, escolha um modelo que possua fator de proteção 30 ou superior.

Publicidade - OTZAds

Escolha bem suas roupas

As peças de algodão são as mais adequadas para o verão. O algodão é uma fibra natural, o que faz com que ele seja um tecido muito mais macio e confortável para a pele. As roupas são mais frescas e permitem a respiração da pele, além de contribuir para uma maior proteção aos raios UV. Já os tecidos de fibra sintética costumam ser mais quentes e dificultar a transpiração, contribuindo para o mau cheiro e maior desconforto.

Não se esqueça de acessórios

Bonés, chapéus e óculos escuros são aliados fundamentais nesta estação. Esses acessórios protegem o couro cabeludo e o rosto, impedindo que os raios solares atinjam essas regiões, que costumam ser uma das mais sensíveis.

Passar creme hidratante

A hidratação também deve ser feita com produtos para a pele. Antes mesmo da exposição ao sol, é importante manter uma rotina de cuidados com a pele para prepará-la, já que uma pele bem-cuidada não vai se queimar com tanta facilidade. Portanto, seja antes ou depois da exposição aos raios solares, não se esqueça de passar um bom creme hidratante na pele. Caso tenha se descuidado e tomado sol demais, um gel pós-sol com aloe vera, por exemplo, é muito recomendado para acalmar a pele e refrescá-la, eliminando a sensação de ardência.

Tomar ducha ao sair do mar ou da piscina

Após sair do mar ou da piscina, é recomendável tomar uma ducha para remover o sal ou o cloro do corpo. Não remover essas substâncias da pele pode provocar o ressecamento da mesma.

Alimentação

Comer bem é uma das partes mais importantes para manter o corpo saudável, inclusive a pele. Uma alimentação rica e balanceada, com carnes magras e bastante frutas e verduras, pode garantir mais vida à derme. O verão é uma época em que uma ampla variedade de vegetais é produzida, portanto aproveite para variar o cardápio com os produtos típicos da estação. Além disso, é possível realizar acompanhamento com um nutricionista para montar um plano de alimentação mais equilibrado, além de incluir suplementos à rotina, como o colágeno com ácido hialurônico ou vitaminas, como A e C.

Publicidade - OTZAds

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: